Com Plano Municipal de Inovação, Prefeitura busca nortear ações para impulsionar o setor

A Secretaria de Inovação de Passo Fundo, implementada recentemente, está fazendo os primeiros movimentos para atender à legislação municipal e se conectar aos agentes ligados ao setor. Entre as primeiras ações, está a construção do Plano Municipal de Inovação, contendo ações a curto prazo que atendam à legislação e aproxime os agentes do setor.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Pedro Almeida se reuniu com a secretária de Inovação, Barbara Fritzen, o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, e o secretário de Gestão, Dailon Barp, para alinhar os movimentos. “Passo Fundo tem avançado no setor de inovação e tecnologia com universidades e instituições de ensino superior, entidades e a sociedade civil organizada trabalhando de forma conjunta. Agora, com a estruturação da Secretaria de Inovação, a Prefeitura passa a atuar na governança de iniciativas que possam garantir que os diferentes atores desta cadeia tenham espaço para crescer e se desenvolver”, destacou o prefeito.

As primeiras ações deverão ser tomadas para garantir o atendimento da legislação que possibilitou a inclusão da secretaria na estrutura administrativa do Município. Conforme Barbara, a criação do Conselho Municipal da Inovação será o principal foco, reunindo o poder público e representantes de entidades, que vão liderar a construção de políticas públicas. “Será um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo em prol da inovação em Passo Fundo. Trabalharemos na elaboração do decreto que possibilitará a composição do conselho”, destaca.

Os próximos passos contemplam, ainda, a regulamentação da Lei Municipal de Inovação a partir dos devidos decretos e a organização de eventos de inovação para o público interno e externo, a formação de uma equipe de trabalho que apoiará a implementação das ações prioritárias do Plano Municipal de Inovação de Passo Fundo. A Prefeitura também fará uma rodada de visitas aos principais players do ecossistema de inovação de Passo Fundo a fim de conhecer e identificar ações de inovação já realizadas por estes atores e apresentar o roadmap da secretaria para os próximos 90 dias.

Sobre a secretaria

Para o prefeito, a Secretaria de Inovação reflete o fortalecimento do setor junto aos diferentes atores. “Através de uma parceria com a Aliança Empresarial, o consultor em Inovação, Paulo Ardenghi, construiu um diagnóstico sobre os desafios e as necessidades a serem superadas. A partir deste movimento, aprovamos uma legislação municipal de inovação para nortear o nosso trabalho e dar sequência ao propósito de sermos um parceiro e um vetor para que a inovação tenha cada vez mais espaço em Passo Fundo”, reforçou ele, complementando que “a Secretaria também mostra um novo momento da economia e do projeto de futuro da nossa cidade”.

Foto: Michel Sanderi