Viva a Praça

Prefeitura lança programa que vai levar brinquedos e internet gratuita para os bairros

Em uma ação para qualificar os espaços públicos dos bairros, a Prefeitura de Passo Fundo lançou nesta quinta-feira (4) o programa Viva a Praça. A iniciativa vai estruturar as praças de dezenas de bairros, garantindo acesso gratuito à internet, novos playgrounds, câmeras de segurança e reforço na iluminação. Os locais também receberão equipamentos novos como bancos e lixeiras.

“Estamos iniciando hoje um programa que vai proporcionar aos moradores de muitos bairros espaços qualificados para conviverem com a família e amigos. Quando a cidade fica melhor, a vida das pessoas também fica. Por isso, trabalhamos para que a comunidade possa usufruir de locais seguros, limpos e estruturados”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.

Nesta primeira etapa do programa, serão qualificadas praças em 10 bairros. Até o final deste ano, serão inauguradas também as praças do Loteamento Copacabana, ao lado da EMEI Maria Elizabeth, e do bairro Hípica, atrás da EMEF Daniel Dipp. A Secretaria Municipal de Planejamento fez o mapeamento dos locais, priorizando os espaços públicos próximos de escolas e dos núcleos dos bairros, para facilitar a utilização por parte da comunidade. “A ideia é que moradores de bairros afastados do centro possam ter momentos de lazer e convivência sem precisar de grandes deslocamentos”, observou o secretário de Planejamento, Giezi Schneider.

A moradora Roberta Salis já começou a frequentar o espaço revitalizado com o filho Pedro, de dois anos. “Sentíamos falta de um lugar para brincar com as crianças. Agora ficou ótimo, não vamos mais precisar ir para as praças do centro”, afirmou.

O vice-prefeito João Pedro Nunes, reforçou a importância da comunidade ajudar a cuidar dos espaços públicos. ";O Viva a Praça ajuda na construção da cidadania, proporciona momentos de lazer e confraternização para as famílias. As comunidades devem usufruir dos espaços e ajudar a cuidar do que é de todos";, ressaltou.

O vereador Gio Krug representou a Câmara Municipal no lançamento do programa. “O Viva a Praça é uma grande conquista para essa região da cidade que cresce cada vez mais. Era uma reivindicação da comunidade que lutamos para atender e o governo municipal está sendo muito atencioso com essa necessidade dos bairros. A praça pensa nas crianças e também na segurança das famílias, com instalação das câmeras de videomonitoramento”, observou.

A implantação dos três primeiros espaços tem a parceria da RazaoInfo Internet, que disponibilizou os serviços de internet, e da Clínica Recuperar, da AM Incorporações e da BRA Construtora, que adquiriram e instalaram, através de medida compensatória, os bancos e os playgrounds.

Atualizado em 4 de novembro de 2021.