Passo Fundo conta com mais de 18 km de ciclovia

A ciclovia está sendo ampliada na avenida Brasil, junto à revitalização da via

Há cinco anos a Prefeitura de Passo Fundo anunciava o início da construção das ciclovias, dentro do programa Passo Fundo Vai de Bici. De lá para cá, basta dar uma volta na cidade para perceber o quanto se avançou. Até agora já são mais de 18 quilômetros de ciclovia, que ligam os bairros ao centro da cidade.

Esta quilometragem pode ser conferida na avenida Brasil, bairro Boqueirão; no Parque da Gare; no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro; no Parque Linear Sétimo Céu, na Petrópolis; no bairro Santa Marta; e na avenida Presidente Vargas, no bairro São Cristóvão. Além do que já está pronto, a ciclovia está sendo ampliada na avenida Brasil, junto à revitalização da via.

Conforme a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert, Passo Fundo vive uma nova realidade. “A implantação do Passo Fundo Vai de Bici transformou a realidade urbana de Passo Fundo. A inserção de ciclovias e do sistema de bicicletas compartilhadas trouxe para o espaço urbano uma novidade que foi muito bem recebida e aprovada pela população”, comenta. Ela lembra ainda que a cada dia mais usuários tiram proveito das ciclovias e das bicicletas “e a relação com a cidade vai mudando. O uso da mobilidade ativa, além de colaborar com o meio ambiente e com a redução dos conflitos de trânsito também é fundamental para a saúde preventiva. Atualmente muitas pesquisas comprovam em médio prazo a redução do peso, diabetes e índices como colesterol e triglicerídeos”, completa a secretária.

O investimento na construção de ciclovias pela cidade tem como objetivo a promoção do uso da bicicleta como lazer, esporte e opção de transporte e a conscientização para a necessidade de novas formas de se movimentar, tornando a mobilidade mais sustentável.

(Fotos: Arquivo/PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 20 de maio de 2019.