Prefeitura trabalha desde 2013 na preservação

Antes mesmo de acontecer a tragédia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em Passo Fundo a Prefeitura vem realizando ações para a preservação do patrimônio histórico e cultural, localizado, principalmente, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. É lá que estão o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MARVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR).

Desde 2013 o governo municipal investe na área que constrói e significa a identidade da cidade. A primeira grande intervenção foi no prédio do Teatro Municipal Múcio de Castro, que apresentava maior risco entre as estruturas. Revitalizado, o espaço foi entregue em 2016 para a comunidade. A Academia Passo-Fundense de Letras também recebeu obras de melhoria, assim como todo o entorno do Espaço Cultural.

O prédio que abriga os museus recebeu obras de recuperação no telhado e correção de infiltrações, além de pintura, iluminação externa e nova marquise. Sobre a parte elétrica, a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, explica o projeto já estava sendo trabalhado quando, em paralelo, houve ação judicial do Ministério Público. “Achamos prudente interditar o segundo pavimento do prédio desligando a rede elétrica para evitar qualquer risco maior. Hoje, o prédio conta com extintores, conforme os Bombeiros exigem. Nesta etapa vamos trabalhar na substituição da rede elétrica para garantir mais segurança. Já adquirimos materiais de fiação e luminárias e encaminhamos o processo para contratação da mão de obra”, explicou ela.

Ainda, na última semana, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo se reuniu com a Reitoria da Universidade de Passo Fundo para discutir o convênio e os próximos passos sobre a gestão dos museus, sempre em concordância com a preservação do prédio, que já tem mais de 100 anos, e do acervo.

História
O prédio do MAVRS e do MHR está localizado na Avenida Brasil, antiga Rua do Comércio, e tombado pelo Poder Público em 1990. Sua construção foi feita entre 1909 e 1911, sendo inaugurada em julho de 1911, durante a administração do Cel. Gervásio Lucas Annes. Até 1930, o espaço serviu de sede da Intendência Municipal, que, posteriormente, mudou a nomenclatura para Executivo Municipal.

(Foto: Arquivo/PMPF)

Atualizado em 4 de setembro de 2018.