Avançam obras do Complexo Gastronômico da Gare

O prédio da antiga Estação Férrea da Gare está sendo transformado em um novo complexo

O prédio da antiga Estação Férrea da Gare está sendo transformado em um complexo gastronômico e cultural. Com obras desde o mês de maio, já foram concluídas as instalações hidráulicas, a estruturação dos espaços e parte do conserto do telhado e piso interno.  

A empresa vencedora da concorrência pública, a Fazenda Vento Norte, de Blumenau, é a responsável pela reforma e restauração do local, utilizando de concessão onerosa de uso do imóvel pelo período de 10 anos. Tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade, a reforma se dá apenas na parte interna, com preservação da fachada restaurada. A execução dos serviços conta com a fiscalização da Secretaria de Planejamento.

Conforme contrato, a empresa é responsável pela limpeza, manutenção, conservação e vigilância do espaço; por arcar com custos de energia elétrica e de água nas dependências; e por utilizar no projeto linguagem que valorize o resgate histórico do local e integre o espaço interno com o seu entorno. No espaço também haverá uma sala coordenada pela Secretaria de Cultura, com o objetivo de promover exposições e demais manifestações artísticas.

Construído entre 1898 e 1920, o espaço onde funcionava o antigo sistema do transporte ferroviário faz parte da história da cidade, sendo ponto de referência do desenvolvimento na época.

(Foto: Fabíola Hauch)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de julho de 2018.