Prefeitura cobra do Estado solução para UBS

A Prefeitura de Passo Fundo está cobrando do Estado a solução dos problemas que vem apresentando o prédio onde está instalada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jerônimo Coelho. O local, que é obra realizada pelo governo do Estado, possui uma série de problemas estruturais, dentre eles infiltrações e danos na rede elétrica, o que compromete o atendimento realizado pelos profissionais e a segurança da população.

Dessa forma, o município busca que o governo estadual notifique a empresa responsável pela obra para que resolva estes problemas o mais breve possível. Além da notificação ao Estado, o que está sendo feito pela Procuradoria Geral do Município, a Secretaria do Planejamento está fazendo um levantamento quanto às necessidades de melhorias na rede elétrica, telhado e colocação de grades.

De todas as instalações de unidades de saúde esta é a única que não foi construída pelo município. “Esta é uma unidade que foi construída pelo Estado e que apresenta problemas em relação ao telhado e rede elétrica, principalmente, o que nos levou a precisar interromper os serviços oferecidos, pois não há condições de trabalho”, destaca a secretária de Saúde, Carla Gonçalves. Entretanto, para evitar prejuízos à população, os atendimentos estão sendo realizados por outras unidades de saúde. “Tão logo sejam feitas essas melhorias, voltamos a realizar o atendimento”, completa a secretária.

Como fica atendimento
Com a interrupção temporária dos atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jerônimo Coelho, a comunidade daquele bairro está sendo atendida pela UBS Nossa Senhora Aparecida e pela UBS Jardim América. Por conta disso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo orienta que os pacientes procurem as referidas unidades para os atendimentos clínicos, sendo a UBS Nossa Senhora Aparecida no turno da tarde e a UBS Jardim América no turno da manhã.

Quem precisar de vacinas, deve se dirigir tanto à UBS Jardim América, quanto ao Estratégia de Saúde da Família (ESF) CAIC, ou ainda à UBS Adolfo Groth/Jaboticabal ou Cais Boqueirão. Já os serviços de referência em atendimento de fisioterapia, psicologia e cardiologia devem ser solicitados junto à UBS Jardim América. E os serviços de dentista, podem ser acessados pela UBS Nossa Senhora Aparecida ou ESF Adolfo Groth.

Atualizado em 11 de julho de 2018.