Dois anos de um dos principais espaços públicos

A abertura do novo Parque da Gare para a comunidade foi em junho de 2016

Foi em junho de 2016 que o governo municipal, na gestão do prefeito Luciano Azevedo, entregou o novo Parque da Gare para a comunidade. O projeto moderno desenhou espaços que conversam entre si e possuem uma rota que destaca a natureza preservada do lugar e os espaços de convivência.

Depois de dois anos, o parque ainda traz novidades. A primeira é o início das obras do Complexo Gastronômico e Cultura da Gare, no prédio da  antiga Estação Férrea, tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade. A reforma se dá apenas na parte interna, com preservação da fachada restaurada, em uma proposta de ser ponto de referencia em gastronomia e cultura. A segunda é a finalização do Prisma: Estação Cultural da Gare. Além disso, o espaço segue sendo o parque mais frequentado da cidade, com milhares de pessoas circulando durante a semana.

Nesse período, o parque também recebeu diversos reconhecimentos. Entre os principais, foi indicado ao Prêmio Obra do Ano do ArchDaily Brasil, plataforma que é referência no país e no exterior; levou o Prêmio Gestor Público como um dos espaços do projeto “Plano de Estruturação de Equipamentos e Espaços Livres de Uso Público: importância da revitalização urbana na segurança pública”; e foi um dos 10 finalistas do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, com uma exposição em São Paulo.

Uma história que nasceu no coração da cidade
A Gare tem expressiva contribuição para Passo Fundo. O transporte ferroviário passou a conectar Passo Fundo a São Paulo e outras cidades, fomentando a economia e também o desenvolvimento social e cultural da cidade.

A área hoje conhecida como Parque da Gare foi por décadas ocupada pela mancha ferroviária, onde estavam oficinas, prédios de turmas, pavilhões e trilhos. Hoje, o espaço das locomotivas passa a ser das pessoas que dão um novo significado para essa área tão simbólica da história passo-fundense.

(Foto: Alex Borgmann)

Atualizado em 18 de junho de 2018.