Parques: opção de lazer gratuita e na natureza

Atualmente Passo Fundo conta com diversos parques com acesso gratuito

As férias escolares estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de curtir um programa com a garotada, seja nos finais semana ou mesmo nos finais de tarde, ainda aproveitando o entardecer tardio proporcionado pelo horário de verão. A dica é aproveitar os espaços públicos – especialmente aqueles que foram revitalizados recentemente – para um piquenique, um passeio, uma roda de chimarrão, ou para brincadeiras ao ar livre.

Atualmente Passo Fundo conta com diversos parques com acesso gratuito, como é o caso do Parque da Gare, do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro e do Parque Linear do Sétimo Céu. Em todos estão disponíveis brinquedos para as crianças, espaço amplo para brincadeiras e ainda existe a possibilidade de contato com a natureza. Então, veja o que cada um desses espaços oferece:

- Parque Linear do Sétimo Céu
A revitalização dos 11 canteiros da Avenida Rui Barbosa transformou a área, que passou a oferecer lazer, esporte e qualidade de vida. O Parque Linear do Sétimo Céu conta com ciclovia com de 3 mil metros de percurso entre ida e volta; caminhódromo; pista de skate; quadra de esporte; cancha de bocha; playground; academia ao ar livre; mobiliários urbanos, como bicicletário e bancos; e paisagismo.

- Parque Ambiental Banhado da Vergueiro
O Parque alia o cuidado com o meio ambiente a partir do conceito de convivência em harmonia com a natureza. A parte estrutural conta com a edificação onde hoje está instalada a Secretaria de Meio Ambiente, praça com playground, anfiteatro ao ar livre, áreas de contemplação da natureza, passarela, passeios internos, iluminação, paisagismo, bancos, lixeiras e demais mobiliários, sanitários públicos, comunicação visual e pórticos.

- Parque da Gare
Apreciar o chafariz sentado na sombra de uma árvore é uma ótima opção para descansar durante o final de semana no Parque da Gare. Composto por três jatos altos, o chafariz funciona em intervalos e conta com iluminação. O equipamento foi instalado dentro do lago, alimentado por cinco nascentes que foram despoluídas durante as obras de revitalização. Também na Gare, uma parte da história de Passo Fundo pode ser apreciada pela restauração da antiga Estação Férrea da Gare, local que está interligado com o novo prédio da Feira do Produtor e com o parque como um todo.

Além de passear, é possível comprar produtos fresquinhos na Feira do Produtor, que funciona nas segundas, quartas e sábados. O novo prédio atende um pedido antigo para qualificar as atividades dos pequenos produtores do município. A estrutura está adequado às exigências da Vigilância Sanitária e Bombeiros, além de ter acessibilidade e entradas adequadas para a carga e descarga, depósito e área para alimentação.

Na área esportiva, conta com quadra de esportes, pista especial para BMX e pista de skate, bem como pista de caminhada e ciclovia no entorno do parque. Com diversos pontos de lazer, as crianças têm opções de brinquedos e gramados amplos. O parque também oferece o primeiro playground com acessibilidade para cadeirantes.

(Fotos: Arquivo PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de janeiro de 2018.