Secretários municipais discutem segurança pública

Nesta quinta-feira, o secretário de planejamento, René Cecconelo debateu sobre a elaboração e execução de projetos na área da Segurança, com o coordenador geral de acompanhamento e análise do Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o tenente coronel João Francisco Goulart dos Santos.

Com a explanação de Santos, Cecconello se disse cada vez mais convencido da necessidade e da urgência da criação da Secretaria de Segurança, que está na pauta para ser votado pela Câmara Municipal de Vereadores. “Precisamos um instrumento efetivo para articular ações e políticas que busquem recursos para qualificar a segurança patrimonial no município de Passo Fundo”, disse.
Santos detalhou como funcionam os trâmites para os municípios receberem verbas para o investimento em segurança pública. Ele disse ainda, que o orçamento do Ministério,  é destinado à dois programas: o Pronasci e o Fundo Nacional de Segurança Pública. Segundo ele, não é difícil captar recursos na União, o difícil é a construção do processo em função de não ter órgãos estruturais nos estados e municípios com essa finalidade. Ele explicou que não existe a preocupação com a criação de núcleos de gestores para a elaboração projetos, e que em função disso, se tem a devolução em torno de 45% dos recursos distribuídos.
Cecconelo ressaltou que apenas a captação de recursos não é tudo o que se pode fazer, mas que ela possibilita a implementação da vontade política a ser executada. Outro ponto abordado pelo secretário de Planejamento foi a participação das instituições de ensino do município nas questões de segurança pública, como no caso da Imed, que realizou um seminário nesta terça-feira na instituição com o coordenador geral João Francisco Goulart dos Santos, também com o objetivo de esclarecer as questões tratadas na reunião no Executivo. “Isso prova o compromisso das nossas instituições com a comunidade”, finalizou.
A Prefeitura Municipal de Passo Fundo já aderiu ao Pronasci, sendo que já existem recursos empenhados para o desenvolvimento de ações.
Também participaram do encontro o secretário de gabinete, Giovani Corralo, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Ermindo Simonetti, o secretário de Segurança da Prefeitura do município de Erechim, Décio Vicelli, o coordenador da Escola de Gestão Pública da Faculdade Meridional - Imed, Jandir Pauli, o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Imed,  Henrique Kujawa, e o professor Julio Cezar Cônsul, também da Faculdade.

Atualizado em 3 de dezembro de 2009.