Orçamento Cidadão Região do Bairro Integração define prioridades

Com a presença de mais de 200 pessoas, no ginásio da Escola Fredolino Chimango do Bairro Jaboticabal, a administração municipal iniciou na noite de terça-feira, mais uma edição do Orçamento Cidadão Participativo. O prefeito Airton Dipp e o vice, René Cecconello, o secretário de Habitação, Clademir Daron e assessores, participaram do encontro, onde moradores da região do Bairro Integração, elegeram três prioridades.

Com a presença de mais de 200 pessoas, no ginásio da Escola Fredolino Chimango do Bairro Jaboticabal, a administração municipal iniciou na noite de terça-feira, mais uma edição do Orçamento Cidadão Participativo. O prefeito Airton Dipp e o vice, René Cecconello, o secretário de Habitação, Clademir Daron e assessores,  participaram do encontro,  onde moradores da região do Bairro Integração, elegeram três prioridades.
Ao chegar ao ginásio, os moradores recebiam uma cédula de votação, onde constavam as principais reivindicações daquelas comunidades. O coordenador dos bairros junto à prefeitura, Sidney Ávila, inicialmente detalhou o desenvolvimento do processo, enquanto que o presidente da Uampaf, Saul Spinelli, elencou as três principais metas do bairro, que terá R$ 171 mil para investir no que fosse escolhido.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Rene Cecconello, destacou a iniciativa popular desse projeto, dizendo que não se administra mais de gabinete e sim indo ao encontro da comunidade. Ele também apontou os principais investimentos que o município irá realizar em 2010, com o orçamento de R$ 168 milhões que está em análise na Câmara de Vereadores. Para o Orçamento Cidadão são R$ 3 milhões, assinalou Cecconello.
Para o prefeito Airton Dipp, o governo municipal vê com muita satisfação a participação popular nas decisões, lembrando que o processo foi aprimorado para melhor atender os bairros e vilas. Dipp enfatizou que além das escolhas de cada uma das 27 regiões, incluindo os cinco distritos, a Prefeitura vai continuar investindo, e muito, na melhoria da qualidade de vida da população. Lembrou que parte dos recursos que virão do BID vão ser destinados para infra-estrutura na região do bairro Integração. Dipp também enumerou algumas obras já realizadas junto àquelas comunidades, como asfalto, escolas, ginásio esportivos, capelas mortuárias, casas populares, entre outros.
Em seguida foi feita a votação, coordenada pelo assessor da Seplan, Israel Kujawa, com a comunidade escolhendo investimentos na ampliação da creche do bairro Alvorada: no ginásio de esportes do Loteamento Schisler e para a compra de áreas públicas,  para a construção de equipamentos populares como praças e creches. Ao total foram 172 votos, sendo que também foram escolhidos João Maria, do loteamento Morada do Sol e Vera  Azeredo, do Schisler, para integrar a comissão de moradores que vai fiscalizar a aplicação dos recursos.
As assembléias do Orçamento Cidadão Participativo prosseguem durante este mês, sendo que nesta quarta-feira (11) ocorre encontro no bairro São Luiz Gonzaga e na quinta (12), no Distrito de Bela Vista, sempre às 19 horas e com participação aberta a todos os interessados.

Atualizado em 11 de novembro de 2009.