Victor Issler ganha Unidade Básica de Saúde

O bairro Victor Issler, um dos mais populosos do município, vai ganhar uma Unidade Básica de Saúde. Isso vai ser possível mediante um convênio entre os governos federal e municipal, sendo que o Ministério da Saúde confirmou o repasse de verba para essa obra.

O vice-Prefeito e secretário de Planejamento Rene Cecconello recebeu a informação do SICONV (sistema de convênios do Governo Federal),  órgão do Ministério da Saúde, de que foi aprovado o projeto encaminhado pelo município, para essa obra. Vão ser repassados  R$ 500.000,00 do Ministério da Saúde sendo que a contrapartida do município será de R$ 60.000,00. A Unidade Básica de saúde terá um prédio de  331,64m2.
Conforme Cecconello, os recursos já foram empenhados e o convênio será assinado nos próximos dias pelo Prefeito Airton Dipp.  Este projeto, revelou, é resultante de emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Albuquerque. Assim que o convênio for assinado, a Caixa Federal deverá então autorizar a Prefeitura Municipal fazer a licitação para selecionar a empresa para construir o novo prédio, destacou o vice-Prefeito.
Conforme Cecconello, a agilidade das equipe da SEPLAN e da Secretaria da Saúde foram fundamentais para garantir a elaboração do Projeto e a sua rápida tramitação junto ao Ministério da Saúde. Da mesma forma, a articulação política feita pelo Deputado Beto, pelo Prefeito Dipp em Brasília, garantiram a liberação destes recursos.
O Secretário de Saúde – Alberi Grando informa que a UBS (Unidade Básica de Saúde) será localizada na grande região do Bairro Victor Issler, abrangendo ainda os bairros Vila Fátima, Dona Elisa, Vila Annes e parte do bairro Vera Cruz e atenderá uma população de cerca de 18.400 habitantes. Grando ressalta que atualmente o bairro, possui somente um pequeno ambulatório em funcionamento com espaço físico insuficiente, limitando e precarizando os atendimentos à população, que é obrigada a buscar atendimento em outros ambulatórios, postos, centros de saúde e ou hospitais da cidade. A nova UBS vai qualificar o atendimento – conclui Grando.

A UNIDADE

A Unidade Básica de Saúde terá uma edificação de 331,64m2, composta por dois pavimentos e será situada no quarteirão formado pelas ruas: Fagundes dos Reis esquina com rua Uruguaiana e rua Petrobras – antigo posto policial que existia na entrada do Bairro Victor Issler.
A unidade deverá comportar 01 consultório de clínica geral (que deverá ser compartilhado entre os profissionais das várias especialidades), 01 consultório odontológico, 01 consultório ginecológico com banheiro, sala de enfermagem com seus anexos, sala de espera com 02 banheiros, 01 sala administrativa, 01 sala para dispensação de medicamentos, 02 banheiros para os funcionários, copa, área de serviço, sala de reuniões, sala de vacinas para atendimento à população da região.
O prefeito Airton Dipp ressaltou, por sua vez, que esse é mais um importante passo que dá a atual administração, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores daquela região. Dipp, que esteve no bairro conversando com os moradores sobre esse assunto, assinalou que com essa obra o governo municipal cumpre mais uma meta e garante a melhoria da qualidade de vida daquela vasta população.

Atualizado em 9 de novembro de 2009.