Prefeitura intensifica reuniões sobre Beira Trilhos

Foi realizada uma reunião nesta sexta-feira, 17, entre a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Ministério Público e Caixa Econômica Federal, na Câmara de Vereadores, para discutir sobre as inúmeras questões que envolvem o destino das famílias que moram às margens dos trilhos da  ALL (América Latina Logística).

O Secretário de Planejamento, Rene Cecconello, apresentou o relatório do grupo de estudos da Beira Trilho, sobre o número de famílias que habitam naquela localidade e quantas devem ser retiradas, se o consenso for de desurbanizar a área. Há uma série de dúvidas envolvendo a questão, porém até o dia 14 de julho, data marcada para reunião entre os órgãos responsáveis, deverá ser definido se as famílias serão retiradas do local, ou a empresa ALL se responsabiliza por deslocar os trilhos e construir muros, para que não haja mais ocupações.

De acordo com Cecconello, a prefeitura deverá disponibilizar terrenos e construir casas para mais de mil famílias, com a parceria do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, dentro do Projeto “Minha Casa Minha Vida”. Atualmente, das 973 residências que ficam próximas aos trilhos, 792 residências ocupam a faixa de domínio da empresa.

Com o apoio de vários órgãos do município, e a discussão da melhor alternativa para os moradores, a parceria deve achar o melhor desfecho para a situação. Na reunião de quinta-feira, que aconteceu também na Câmara de Vereadores, a comunidade participou e deu sua opinião sobre a situação, colaborando deste modo, com a decisão das partes responsáveis. Segundo Cecconello o DNIT e o Ministério dos Transportes farão o estudo e a retirada dos trilhos do local mais afetado, se for decidido deixar as famílias no local.

Atualizado em 17 de abril de 2009.