Secretaria de Planejamento inicia novos projetos

O secretário municipal de Planejamento, Renne Cecconello, reuniu-se com os representantes do Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento), nesta quarta-feira para discutir sobre questões de Planejamento dos municípios da região. Estiveram presentes, representando as prefeituras municipais, os secretários de Planejamento de Casca, Chapada, Marau, Carazinho e Ciríaco, na reunião que foi mediada pelo presidente do Corede, Eduardo Finamore.

Foram discutidos assuntos que envolvem os novos projetos de planejamento, de caráter preparatório para executar projetos regionais, aprovados por consulta popular em 2008, que serão aplicados com recursos do orçamento de 2009. O órgão estadual responsável pelos projetos será a Metroplan, que irá implantar a capacitação para agentes de desenvolvimento municipal e regiona. Serão realizados cursos, seminários e eventos, além de estudos e projetos complementares ao processo de planejamento, que será desenvolvido por necessidades identificadas nos estudos do Plano Diretor ou estudos e projetos de qualificação urbana em todos os Coredes.

Segundo Cecconello, a prefeitura de Passo Fundo tomou a iniciativa nos projetos e já deu o primeiro passo, e após o treinamento, cada prefeitura constrói seu planejamento, trazendo assim, mais responsabilidade e aperfeiçoamento nos processos do município, afirmou o secretário.

Atualizado em 16 de abril de 2009.