Brizoleta será restaurada

A administração municipal deu um importante passo para a restauração da antiga escola municipal Padre Antônio Vieira, conhecida como “Brizoleta”, instalada na localidade de Nossa Senhora da Paz, interior de Passo Fundo, ainda quando o engenheiro Leonel Brizola era governador gaúcho. Uma arquiteta,  mestre em conservação e  restauração do patrimônio histórico, foi contratada para desenvolver o projeto.

O secretário municipal de Planejamento, Giovani Corralo, explicou que a arquiteta Ana Paula Wickert, é a única profissional da região com essa habilitação, por isso foi contratada pela prefeitura para que num prazo de três meses faça estudos e apresente o projeto. A partir de então, o município vai abrir uma licitação para a realização das obras, que devem ser concluídas ainda no próximo ano.

As “Brizoletas” foram centenas de escolas criadas pelo governador Leonel Brizola, na década de 50, “no mais ambicioso projeto de alfabetização da América Latina”, destacou Corralo.

Atualizado em 4 de dezembro de 2008.