Prefeitura recebe até sexta sugestões para mudanças no trânsito

Até sexta-feira as pessoas interessadas em sugerir mudanças no projeto que altera uma parte do trânsito de Passo Fundo, podem encaminhar as sugestões à secretaria de Planejamento (Seplan) .

A informação foi dada pelo secretário Giovani Corralo durante uma audiência pública com lideranças comunitárias que ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina na segunda-feira à noite.

O projeto ";Transito Melhor"; foi elaborado pela administração municipal a partir de um estudo encomendado a técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS-.

Os engenheiros civis do município, Gustavo Borowski e Vlademir Piovesan da Seplan e Gislaine Alves dos Serviços Urbanos são os responsáveis pela elaboração das propostas, a partir dos estudos e dos levantamentos feitos no trânsito central da cidade.

Os detalhes foram apresentados em audiência pública. Participaram os secretários Giovani Corralo, da Seplan e José Eurides de Moraes, dos Serviços Urbanos. Segundo Corralo, já foram realizadas reuniões com diversos segmentos representativos da comunidade no sentido de apresentar o projeto e trocar idéias.

A audiência pública dessa semana foi a última etapa da apresentação reunindo todos os interessados, foram expedidos mais de 300 convites. Na oportunidade, o secretário Giovani Corralo informou que o prazo para apresentação de sugestões ao projeto termina nessa sexta-feira. As propostas podem ser encaminhadas à Seplan, que funciona junto ao centro administrativo municipal.

A previsão é que as modificações sejam colocadas por etapas partir de agosto, num prazo total de um ano.Entre as alterações que serão feitas no sentido de melhorar o trânsito de Passo Fundo, estão as seguintes:

-remodelação do entroncamento da avenida Brasil e rua Ângelo Preto

-criação de um binário ( mão única no sentido de uma ir e outra voltar ) entre as ruas Franscisco Alves e Prestes Guimarães;

-remodelação da avenida Presidente Vargas no trecho entre a rua Prestes Guimarães e a rua General Canabarro, instalando semáforos e fechando os canteiros centrais

-fechamento do canteiro central da Av. Brasil, no entroncamento com a Rua Capitão Eleutério

-proibição de conversões à esquerda em trechos da avenida Brasil e da Presidente Vargas

-fechamento do canteiro central da Av. General Neto no entroncamento com a rua Moron.

Secretários explicaram o projeto.

Mudanças iniciam em agosto.

Atualizado em 27 de junho de 2006.