Município propõe políticas contra a violência e a criminalidade

O Governo Municipal, liderado pelo Prefeito Airton Dipp, está convidando os órgãos públicos responsáveis pela segurança pública para construírem, conjuntamente, soluções concretas para o problema da violência crescente no município. Para isso, nesta quinta-feira (18), às 18 horas, acontecerá uma reunião com representantes do Executivo Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Brigada Militar (BM), e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Passo Fundo (CONSEPRO), com o objetivo principal de articular políticas públicas em prol da segurança.

A intenção é constituir um grupo de trabalho a fim de discutir um conjunto de ações concretas, articuladas, que possam diminuir os altos índices de criminalidade registrados em Passo Fundo. A idéia é que tais propostas sejam apresentadas num prazo máximo de 60 dias, em seminário específico para este fim, para a efetiva implementação. “Dentre as questões que serão analisadas, encontram-se a instalação das câmaras de vigilância, com políticas complementares para que os delitos não sejam apenas deslocados para outros pontos da cidade; a efetividade da Lei Seca; a função do Conselho Municipal de Segurança e a sua multiplicação nas vilas e bairros, a fim de potencializar as ações de segurança; a implantação de uma linha direta para denúncias, com apoio da mídia institucional, no estímulo à cidadania ativa no engajamento da sociedade contra a violência”, cita o secretário municipal do Planejamento, Giovani Corralo.

Ainda segundo o secretário, é preciso uma forte articulação das forças de segurança, do poder público em todos os níveis da federação e da sociedade organizada, a fim de encontrar caminhos que diminuam os altos índices de criminalidade, que amedrontam e apavoram a população. “O cidadão não pode continuar refém da violência”, é enfático.

Mesmo que a segurança pública seja atribuição constitucional do Estado, e não de competência do Município, o Governo Municipal possui o compromisso de agir efetivamente a seu favor. É um compromisso que consta no programa de governo da Administração Dipp/Corralo, sendo, também, uma postura do prefeito municipal, Airton Dipp, no sentido de articulação das forças de segurança e, também, da possível implementação de políticas que levem a minimização do problema da criminalidade no município de Passo Fundo, que se encontra em níveis nunca antes atingidos.

Atualizado em 22 de maio de 2006.