População auxilia na eleição das prioridades para o município

Mais de 700 pessoas participaram na noite desta quinta-feira do Processo de Participação Popular, organizado pela Prefeitura Municipal,através da Secretaria de Planejamento (Seplan), e do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude). O encontro objetivou a participação dos passo-fundenses na destinação dos recursos estaduais de R$ 2 milhões, destinados ao município no orçamento de 2006.

O presidente do Comude, João Carlos Corrêia de Souza, se surpreendeu com o grande número de participantes. “Apesar do pouco tempo de organização e também da chuva, esta participação demonstrou o amadurecimento e do interesse das pessoas pela política”, destacou. Foram diversas pessoas reunidas no Ginásio Maggi de Césaro, resultado da mobilização feita pelas escolas. Diversos alunos acompanharam os professores e diretores na assembléia. A vice diretora do noturno da Escola Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, Loraine De Césaro, contou que foi realizado um trabalho com os alunos de conscientização da importância do momento. “Precisamos de verbas, porque há a necessidade de reformas imediatas na escola. Isso só seria possível com a mobilização e o auxílio de toda a comunidade escolar”, enfatiza. Loraine alegra-se ao mostrar a grande quantidade de alunos que estavam presentes, carregando o nome da escola. “Eles estão empolgados. Muitos nem sabiam o que era a Participação Popular”, acrescenta.

O prefeito Airton Dipp, durante a abertura da solenidade, ratificou a importância de cada cidadão definir as prioridades para Passo Fundo. O prefeito ainda comunicou que se encontra em fase de elaboração o processo municipal de participação e controle do orçamento do município,a cargo da Seplan, onde a população vai escolher as prioridades de investimentos.

Propostas e delegados

Dentre as 26 propostas levantadas pela comunidade as cinco mais votadas foram: Habitação Moradia Popular; Conservação do prédio, reformas dos banheiros e adaptação para portadores de necessidades especiais na escola Joaquim Fagundes dos Reis; Aquisição de viaturas para a Brigada Militar; Laboratório de Informática para a Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro; e Equipamentos para o laboratório de Informática e sala para laboratório de Ciências para a Escola Estadual Adelino Pereira Simões.

Estas propostas serão encaminhadas ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), que irá analisar uma por uma e indicar as prioridades na destinação orçamentária, as quais serão colocadas en cédulas para a votação no dia 10 de agosto.

Além das propostas foram eleitos quatro delegados, entre eles: Gilson Luis de Mello Dias, Júlio César Gonçalves, Paulo Santos e Valsair Gomes Morbin.

Alunos e professores se mobilizaram para defender as necessidades da escola.

Atualizado em 22 de julho de 2005.