Etapa municipal da Conferência das Cidades já tem data definida

A comissão preparatória para a Etapa Municipal da IIª Conferência Nacional das Cidades vem se reunindo com freqüência, visando ajustar os detalhes da programação do encontro. Nas discussões já foi definida a data da Conferência: 08 e 09 de julho. O local ainda está sendo estudado, assim como, o regimento que irá nortear a Conferência.

O lema do evento deste ano, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, é “Reforma Urbana: Cidade para Todos”, e o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento”. Os assuntos para debate estão relacionados com a participação e controle social, questão federativa, política urbana regional e regiões metropolitanas, financiamento do desenvolvimento urbano nos âmbitos federal, estadual e municipal, e plano diretor.

Participação

O secretário municipal de Planejamento, Giovani Corralo, integrante da comissão, lembra que é indispensável a participação de entidades e da comunidade passo-fundense. O objetivo é discutir as prioridades para o município, levando em consideração as suas necessidades. Os participantes da Conferência em Passo Fundo discutirão os assuntos e depois será formulado o relatório final. Depois, o documento será encaminhado para as Comissões Preparatórias Estadual e Nacional.

Entidades e órgãos públicos

A Comissão Preparatória para a etapa municipal da IIª Conferência das Cidades está formada por representantes das seguintes entidades e órgãos públicos: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Planejamento (Seplan), Câmara de Vereadores, Coordenadoria Estadual da Secretaria Estadual de Obras, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária (ACISA), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho Regional de Arquitetura (CREA), Universidade de Passo Fundo (UPF), Grupo Ecológico Guardiões da Vida (GEGV), Conselho de Desenvolvimento (CDPF) e Comissão dos Direitos Humanos (CDH).

Atualizado em 8 de junho de 2005.