Preferência é por plantio de espécies de árvores que convivem melhor com a rede elétrica

O Programa Arborização + Segura, realizado numa parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e RGE realizou o primeiro plantio de árvores. A atividade é uma das ações previstas pelo programa, que incluem o plantio de novas árvores e a substituição das que oferecem algum risco à rede de energia. Neste primeiro momento foram plantadas 92 novas mudas nas proximidades do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro.
Para este local foi escolhida a espécie Ipê, segura para a rede elétrica. Além disso, a espécie é considerada “inteligente”, pois não interfere na passagem da luz solar no período do inverno, por exemplo, já que perde folhas e flores nesta época, permitindo que os raios solares atinjam o solo. E durante o verão, as folhas renascidas da copa oferecem sombra. O entorno também recebeu algumas mudas de cambuim e primavera
O objetivo do programa é proporcionar mais segurança à população com o plantio de espécies de árvores que convivem melhor com a rede elétrica e não demandam podas. Passo Fundo é o sexto município do estado a aderir ao projeto da RGE que, pelo acordo, fica responsável pela execução da análise técnica das árvores que estão oferecendo risco à rede e necessitam de retirada.
Como compensação, caberá à distribuidora de energia executar o plantio de espécies adequadas, a fim de erradicar os riscos à população. Além disso, a compensação sempre será realizada com uma quantidade superior de árvores que foram suprimidas.
O programa é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e conta com o suporte da Secretaria de Planejamento, que auxilia na indicação das áreas que merecem análise para substituição de árvores ou plantio de mudas.
Escolha das espécies
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi, as espécies são escolhidas dependendo do local, “sendo adequada para cada localização, por exemplo, com plantio de árvores de menor porte onde possui rede elétrica. As árvores plantadas são sempre nativas”, comenta.
Próximas intervenções
Dentro do cronograma de ações do programa, a próxima rua a passar pela intervenção será a Bento Gonçalves, com a substituição de árvores comprometidas ou que tenham problemas de segurança com a fiação elétrica, além do plantio de novas árvores no local.
(Fotos: Divulgação PMPF)