Parceria entre Prefeitura e RGE inicia projeto

O objetivo é proporcionar mais segurança à população com o plantio de espécies de árvores adequadas

Planejar o plantio de árvores nas cidades é uma necessidade ao pensar a arquitetura urbana e a interação do espaço e das pessoas neste contexto. Nessa sexta-feira (1), foi lançado no município o Projeto Arborização Mais Segura, uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e a RGE.

O objetivo do projeto é proporcionar mais segurança à população com o plantio de espécies de árvores que convivem melhor como a rede elétrica e não demandam podas. Passo Fundo é o sexto município do Estado a aderir ao projeto.

Para o prefeito Luciano Azevedo, o projeto demonstra a preocupação com a preservação do meio ambiente e a construção de uma cidade cada vez melhorar para se viver. “O projeto de arborização inovará em diversos aspectos de segurança e acessibilidade, incluindo o plantio de espécies adequadas a cada área”, disse Luciano.

O gerente de Serviços de Rede Centro da RGE, Luiz Carlos Moreira Júnior, destacou que o convívio entre o meio ambiente e a rede elétrica é possível. “Com isso garantiremos mais segurança para as pessoas em caso de temporais, por exemplo, minimizando possíveis danos com quedas de árvores grande. Com o investimento que seria feito na poda, poderemos ampliar o projeto com substituição de mais árvores”, afirmou.

Pelo acordo, a RGE ficará responsável pela execução da análise técnica das árvores que estão oferecendo risco à rede e necessitam de retirada. Como compensação, caberá à distribuidora executar o plantio de espécies adequadas, a fim de erradicar os riscos à população. Além disso, a compensação sempre será realizada com uma quantidade superior de árvores que foram suprimidas.

A atividade será realizada em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente. Cada tipo de árvore em situação de risco será substituída ou compensada de acordo com critérios previamente estabelecidos.

O promotor de Justiça Especializada, Paulo Cirne, parabenizou a iniciativa. “Mais uma vez a Prefeitura foi parceira em uma ação que promove o bem-estar e a preservação do meio ambiente. Além da segurança, com a retirada de árvores velhas, de risco, a questão da acessibilidade melhorará positivamente, com plantio e substituição de árvores escolhidas por técnicos especialmente para cada situação e área, em harmonia com o tamanho e estrutura do passeio público”, finalizou.

(Foto: Alex Borgmann)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de setembro de 2017.