As atividades vão desde exposições e palestras até campanhas e debates sobre licenciamento ambiental

Nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, se iniciou uma intensa programação alusiva à data e que se estende até o dia 30 de junho. As atividades, que vão desde exposições e palestras até campanhas e debates sobre licenciamento ambiental, foram elaboradas por diversas entidades e organizações ligadas ao setor, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo.
No primeiro dia de ações, que têm como tema Conectando Pessoas à Natureza, diversas escolas realizaram atividades sobre a recuperação, conservação e preservação do Rio Passo Fundo. Também começou um ciclo de palestras para estudantes na Sala Verde da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, foi iniciada a campanha de descarte do óleo de cozinha e diversas outras atividades.
A agenda segue ainda com intensa programação.
Pinturas com tintas naturais
Uma das atividades que vem sendo realizadas é a exposição de criações com tintas naturais, realizada pela artista Maria Lucina Busato Bueno, no hall de entrada da Secretaria do Meio Ambiente. A artista é graduada em desenho e especialista em arte, teorias e métodos. De acordo com ela, o uso de tintas naturais é algo que ela traz da infância, quando nas brincadeiras costumava usar tintas a base de terra e pigmentos vegetais. Com o passar dos anos, as experimentações com este tipo de material passaram a ser realizadas no ateliê. Apesar de usar também materiais industrializados, as tintas naturais surpreenderam a artista e das pinturas de pequenos formatos, partiu para médios e grandes formatos. Parte dessas experiências é o que está sendo apresentado nesta exposição.