Caminhão lava contêineres de lixo
Já está em Passo Fundo, o caminhão especial que vai fazer a lavagem dos contêineres, instalados para melhorar o recolhimento de lixo inicialmente no centro da cidade. Na manhã desta quarta-feira houve a apresentação oficial do caminhão, durante ato na Praça Marechal Floriano.
Foi feita uma demonstração, para que os interessados ficassem sabendo de como é feita essa lavagem. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, a lavagem de cada contêiner leva em média 45 segundos. Os produtos utilizados na lavagem são biodegradáveis e a água após a lavagem é levada para a estação de tratamento e, após, tratada é reutilizada. “ou seja, preserva o máximo nossa maior fonte de riqueza que é a água”, observou Alves.
A partir de agora, a lavagem será realizada principalmente no turno da noite, segundo a empresa Contemar, que venceu a licitação. Podem, ser lavados por turno cerca de 120 contêineres, atividade que vai ser desenvolvida uma vez ao mês. Porém, acrescentou o secretário, em alguns casos onde houver necessidade pode ser lavado mais que duas vezes. “Quem ganha com esse novo sistema de contêineres é a comunidade de Passo Fundo, que de fato vai poder realizar a separação de seu lixo seco ou molhado, pois, agora tem onde descartar de maneira correta”, frisou.
O secretário lembrou que é importante as pessoas embalarem bem o lixo que é depositado, principalmente o orgânico, para evitar vazamentos. Na demonstração estavam presentes, também, a secretária de Serviços Gerais, Mariniza dos Santos e o presidente da Codepas, Saul Spinelli.