Caminhada ecológica e histórica

Uma caminhada ecológica, com passagens pela história de criação de Passo Fundo, que completou 153 anos neste sábado dia 7 de agosto, foi um dos acontecimentos da Semana do Município. A iniciativa da secretaria municipal do Meio Ambiente reuniu dezenas de pessoas, que saíram da Avenida Brasil e foram até o Parque da Gare, na manhã fria do sábado.
O secretário Clóvis Alves explicou que a caminhada homenageava o aniversário do município, com a proposta, também, de mostrar à comunidade, diversos pontos históricos da cidade. Para isso, esteve presente durante todo o percurso, o professor de História da UPF, Alessandro Batistella, que em cada prédio ou monumento dava explicações sobre seu significado.
A caminhada saiu da frente do Instituto Educacional, um prédio escolar construído em 1922, passou por canteiros como o onde está um busto de Fagundes dos Reis, um dos pioneiros da civilização local, a Praça da Mãe, monumento do Teixeirinha, entre tantos, terminando na Gare, um dos símbolos do progresso que chegou ao município com a instalação da ferrovia, no século XIX. A iniciativa deve se repetir em outras oportunidades, visando mostrar a importância de vultos e locais que fizeram parte do crescimento de Passo Fundo, hoje uma das melhores cidades do país para se fazer carreira, investir e morar.