Prefeitura: trabalho de educação ambiental com comunidades ribeirinhas gera resultados positivos
A preservação do Rio Passo Fundo é uma das principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Passo Fundo na área ambiental, para que o leito do rio seja recuperado. Com a instalação de contêineres às margens do rio e barras de contenção, foram retiradas 98 toneladas de resíduos desde março desse ano.
No mês de agosto, a Secretaria do Meio Ambiente retirou 16 toneladas de resíduos dos contêineres e 103 quilos de resíduos das barreiras de contenção. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Rubens Marcon Astolfi, os contêineres estão sendo mais utilizados. “Houve diminuição de resíduos nas barreiras de contenção do rio, o que mostra que a população ribeirinha está utilizando os contêineres e outras formas de depósito de resíduos de forma correta”, ressaltou.
O trabalho realizado mostra avanço na conscientização, principalmente das comunidades ribeirinhas. Com a implementação de novas políticas ambientais, um trabalho voluntário foi realizado para explicar desde o uso dos contêineres até a importância de depositar o lixo corretamente.
A expectativa é que a cada mês os resultados sejam ainda melhores. Trabalhos de prevenção ainda serão realizados com as comunidades.