O Programa É o Bicho, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou os primeiros procedimentos clínicos de castração de animais no município.

O Programa É o Bicho, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou os primeiros procedimentos clínicos de castração de animais no município. O primeiro bairro atendido foi o Santa Marta, que abrange também a comunidade da Vila Donária e o Loteamento Força e Luz, onde iniciou na quarta-feira(03), o cadastramento dos animais a serem atendidos e o recolhimento para o procedimento cirúrgico.
Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente iniciou nessa tarde a entrega dos primeiros animais castrados. Até o momento, cerca de 80 animais já foram cadastrados no Programa. Desde quarta-feira, quando a Secretaria iniciou o primeiro recolhimento de animais, 20 já foram castrados. A equipe segue com os trabalhos de divulgação para a realização do cadastramento, ainda no Bairro Santa Marta.
O É o Bicho tem o objetivo de evitar a procriação descontrolada e o abandono de animais, com a finalidade de levar cães e gatos até clínicas veterinárias para realizar o procedimento de castração cirúrgica. A escolha das clínicas foi feita através de licitação e o investimento do programa foi feito com recursos do município.
O programa beneficia os usuários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários, além das organizações protetoras dos animais. O É o Bicho também será realizado por regiões da cidade e para a castração cirúrgica de fêmeas.
Conforme informações da Secretaria do Meio Ambiente, o É o Bicho está sendo bem-aceito pela comunidade e o funcionamento será ajustado de acordo com a demanda apresentada. A próxima comunidade que receberá o É o Bicho é a do Loteamento Santa Rita.
Outras informações na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3311-5494.