Educação para preservar o meio ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente vem fazendo esforços, no sentido de integrar-se na comunidade, não como um órgão apenas repressor, mas sim, educativo. A manifestação é da secretária municipal do Meio Ambiente, Janaína de Oliveira. De acordo com orientação do prefeito Airton Dipp, a Secretaria está voltada para campanhas educativas, e nesse sentido várias escolas têm recebido visita dos integrantes daquela pasta. São feitas palestras e distribuído material impresso, investindo na criança, como meio garantido da preservação do nosso meio ambiente, destacou Janaina de Oliveira.

Para a secretária “ é impressionante, como as crianças gravam os ensinamentos, levando-os para seus pais, irmãos e demais familiares, e na palestra seguinte dão testemunho da conscientização que já está ocorrendo em suas casas.” Janaina Oliveira lembra que “ elas até repreendem os adultos que se comportam de forma imprópria com o meio ambiente, e isso garante que no futuro, já adultas, serão portadoras de uma consciência melhor sobre o planeta que vivemos.”

Integração

A secretária Janaína Oliveira, apela à comunidade para que ajude os órgãos pertinentes, informando e denunciando irregularidades, tais como veículos de depositam lixo em locais proibidos, formas de poluição de sangas , arroios , córregos e rios existentes nos bairros. “Aí- reforça a secretária- o apelo especial é para os líderes comunitários, presidentes de bairros e entidades que estão na periferia da cidade e que sabem como ninguém das agressões ao meio ambiente.”

A secretária do Meio Ambiente assinala, entretanto, que , “ não queremos ser vistos como um órgão que só multa, autua e pune, atendendo requisições do Ministério Público; queremos estar unidos com a comunidade, para garantir para as gerações futuras, a qualidade de vida a partir do nosso meio ambiente”.

Atualizado em 19 de maio de 2005.