Italac anuncia instalação em Passo Fundo
Nesta segunda-feira, 21/05, no Palácio Piratini em Porto Alegre, a governadora do Estado, Yeda Crusius recebeu, o presidente da Italac Alimentos, Cláudio Teixeira, quando foi assinado o protocolo de intenções, definindo assim a vinda da empresa para Passo Fundo. A empresa através do prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, havia solicitado audiência com o governo estadual, para definir quais os incentivos fiscais que a empresa poderia receber para sua instalação em Passo Fundo. Participaram do encontro deputados estaduais e federais da região, entidades de classes e representantes dos governos municipal e estadual.
Neste encontro ficou definido que a empresa terá os incentivos estaduais para desenvolver seus projetos. Os incentivos estão diretamente ligados a tributos estaduais.
Para governadora Yeda Crusius, a Italac vem para o Estado num ótimo momento, pois o Rio Grande do Sul se prepara para ter uma bacia leiteira de porte e a atual política empreendida pelo governo é para fazer desse arranjo produtivo local um ponto de competitividade e concorrência muito grande. O Estado vem propondo uma transformação aberta e transparente sempre buscando novos investimentos e está aberta ao diálogo com os empresários. Yeda salientou que está muito contente com o desenvolvimento que esta acontecendo na região de Passo Fundo.
Com a confirmação da vinda da empresa de laticínios Italac Alimentos Ltda, concretiza-se uma das grandes aspirações de desenvolvimento de Passo Fundo, após disputar várias empresas do ramo de laticínios com outras cidades da região.
Segundo o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp a cidade está integrada com o governo estadual na busca pelo desenvolvimento da região e por ser um pólo logístico, e tecnológico está sempre buscando grandes investimentos como o da Italac. “Estamos felizes com o apoio do governo estadual, e a partir de agora vamos adotar a Italac Alimentos como uma empresa gaúcha e passofundense”, afirma Dipp.
A Italac Alimentos tem sede no estado de Goiás e conta com unidades voltadas para produção em quatro estados: Góias, Minas Gerais, Pará e Rondônia e unidades de distribuição em São Paulo (SP) e Manaus (AM). A empresa instalar-se-á no município e estará operando já em 2008. A filial de Passo Fundo irá atender um mercado novo para a empresa, além do Rio Grande do Sul a unidade de Passo Fundo, irá fornecer produtos para os estados de Santa Catarina e Paraná.
Para o presidente da empresa, Cláudio Teixeira “a empresa vinha analisando a possibilidade de se instalar no sul do país há muito tempo e decidimos por Passo Fundo, por questões técnicas da bacia leiteira da região”.
“Vamos ter Passo Fundo como nossa cidade e pretendemos participar de todas as atividades ligadas ao desenvolvimento da região”, afirma Teixeira.
Para o deputado federal e vice-líder do governo da Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, o empreendimento da Italac é um dos mais importantes dos últimos anos em Passo Fundo, em nível de investimentos e geração de empregos em médio e longo prazo. Beto ressaltou ainda que a empresa deve cumprir todas etapas de produção em Passo Fundo, o que irá agregar um grande valor à economia passofundense.
Os representantes da Italac Alimentos há cerca de um mês, definiram que se fossem montar uma unidade industrial no Rio Grande do Sul, esta seria em Passo Fundo, a partir desta definição, o responsável pela captação de leite da empresa, Celso Pozza, e o engenheiro Agrônomo responsável pela área de fomento, Armindo Neto, estiveram em Passo Fundo e região, mapeando a produção de leite.
A intenção dos diretores da Italac, era ter certeza que a região, comportaria mais uma indústria de laticínios. Ao retornar com dados concretos sobre a bacia leiteira da região, os proprietários da empresa confirmaram a instalação em Passo Fundo.
Segundo Cláudio Teixeira, as obras de instalação da unidade industrial da empresa devem começar assim que for conseguida a licença ambiental da área junto a Fepam. A primeira etapa será realizada toda com investimentos próprios, e tem prazo de 12 meses para estar pronta.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Claudemir Bragagnollo, que participou desde o início das negociações, a empresa confirmou a vinda para Passo Fundo, somente depois de ter certeza que teriam matéria prima (leite) para desenvolver seus projetos. Bragagnollo salientou ainda, que a mobilização das entidades e produtores de leite, foi importante para as negociações. “A região mostrou que a empresa será bem vinda e terá total apoio da comunidade, isso mostrou a união de todos para projetos importantes como este, não só para Passo Fundo, mas para o norte do Estado”.
No encontro ficou definido que o presidente da empresa Marcio Teixeira, estará a convite do presidente da Acisa, Paulo Serena, participando e sendo o palestrante de uma reunião almoço promovida pela entidade.
Investimentos e geração de empregos.
Atualmente a Italac Alimento é a sexta maior empresa de laticínios do país e pretende na primeira investir 20 milhões de reais, gerando 150 empregos diretos e aproximadamente mil indiretos, entre produtores, transportadores, comércio e serviços ligados ao agronegócio. Inicialmente a indústria terá capacidade de produção para 300.000 litros/dia. Num primeiro momento pretende-se trabalhar com leite tipo longa vida, já que hoje a empresa esta liderando, a venda deste produto em São Paulo.
O projeto de instalação prevê três etapas, e um total de 80 milhões de reais de investimentos. Na primeira etapa será construída a usina de beneficiamento, após estar em pleno funcionamento, a Italac já tem projetos para ampliação e diversificação de sua linha de produção. Na segunda etapa está prevista a ampliação da usina, para a instalação de uma linha de produção de creme de leite UHT e leite aromatizado. Já na terceira etapa será construída uma fábrica de leite em pó e leite condensado.
A segunda e terceira etapa serão implementadas de acordo com o funcionamento da unidade e da expansão da bacia leiteira de Passo Fundo e região, pois a empresa pretende trabalhar com um milhão de litros/dia de leite. Na terceira etapa a empresa estima ter gerado mais de 500 empregos diretos.
Para o presidente da empresa, Claudio Teixeira, toda indústria gera riquezas para a região e com certeza a Italac vem para agregar valor a região de Passo Fundo.
Distrito Industrial Paulo Rossatto
A área que será concedida pelo município à empresa já está definida, a Italac Alimentos será a primeira empresa a se instalar no Distrito Industrial Paulo Rossato.
A área em que a empresa estará se instalando foi adquirida este ano pelo município de Passo Fundo, após estudo sobre as áreas disponíveis para instalação de indústria o poder público comprou área de 53 hectares, e colocou ã disposição de indústrias que queiram se instalar no município.
Para Bragagnollo, a localização da empresa foi definida de acordo com o projeto, e mostrou que foi importante a aquisição da área do novo Distrito Industrial Paulo Rossato.
Com a assinatura do Protocolo de Intenções entre o município e a empresa, nos próximos dias deverá ser enviado o projeto de lei, para a Câmara de Vereadores, para apreciação e votação do poder legislativo, sobre a concessão de incentivos a Italac Alimentos.
Para o prefeito Airton Dipp, este projeto é prioridade para cidade então será de fácil trâmite no Poder Legislativo, e também pela presteza e agilidade já demonstrada pelos vereadores nas questões de desenvolvimento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudemir Bragagnolo, afirma que com a confirmação da vinda da Italac, Passo Fundo se consolida cada vez mais como cidade pólo regional, e mostra que tem estrutura e está aberta para grandes investimentos como será este.
Foto: Anderson Boeira