Secretário Cittolin, faz um balanço do primeiro ano à frente da secretaria.
Linha de apoio: Secretário destaca os novos investimentos e os projetos realizados este ano.
Quando foi convidado a assumir a antiga secretaria de Indústria e Comércio, Marcos Cittolin sugeriu ao prefeito Airton Dipp, que o nome fosse alterado para secretaria de Desenvolvimento Econômico, tendo em vista que o antigo nome estava ultrapassado e não condizia com as atividades que seriam desenvolvidas.
A partir da definição da nova denominação, foi montado um plano de trabalho e de ações que seriam desenvolvidas pela secretaria.
Os primeiros meses serviram, para implantar um estilo de trabalho e iniciar uma nova filosofia, baseada naquilo que foi oferecido como diferencial na campanha. Neste sentido a idéia propunha-se uma pauta de desenvolvimento em uma coligação plural, em que estão presentes várias ideologias.
A missão de Cittolin foi mostrar que é possível fazer mais pela cidade, a partir da premissa de que a prioridade não é cada um, mas todos juntos. Com essa nova postura, iniciou-se uma nova fase, com Passo Fundo assumindo uma posição de vanguarda regional, em um espírito de complementaridade com outros municípios da região, e não de disputa.
Após implantar essa filosofia, Cittolin começou a colocar em prática vários projetos e entrar em contato com vários empresários que gostaria de conhecer as potencialidades de nossa cidade.
A secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu pedidos de empresas para doação de áreas e incentivos econômicos. Destes processos, mais de 70% já foram encaminhados para a Procuradoria do Município para analisar se a possibilidade legal de doação ou incentivo. Várias empresas foram encaminhadas para áreas disponíveis para esse tipo de incentivo.
A secretaria atua de forma dinâmica desenvolvendo projetos e atuando em parcerias com outras secretarias da Administração Municipal. Em parceria com a SMOV – Secretária de Obras e Viação – elaborou-se o mapeamento das áreas ocupadas e disponíveis no Distrito Industrial, e em outras áreas onde é possível a instalação de indústrias e empresas no Município. Com isso se ganha tempo e mais eficiência, na execução de alguns projetos.
Projetos
Foram desenvolvidos vários projetos pela secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os de maior repercussão em Passo Fundo e região foram: Salão do Empreendedor, Complexo Industrial da Cadeia de Biodiesel, Complexo Logístico Industrial, Estação Aduaneira do Interior - EADI, Projeto Minidistritos Vocacionados, Pólo de Exportação de Software do Planalto Médio; Cefet e Gás Veicular Natural.
O Salão do Empreendedor é um projeto inovador que contribuirá para o desenvolvimento social e econômico do município, pois será possível encontrar soluções individuais e setoriais, criar bancos de dados, ajudar a organizar arranjos produtivos, promover feiras de negócios e articular políticas publica para os micros pequenos e médios empreendedores. Este projeto esta em fase de implantação e deve estar funcionando no início de 2006.
O Complexo Industrial da Cadeia de Biodiesel é uma experiência nova que tem superado as expectativas de resultados, nos projetos existentes. O Secretário Cittolin, atento a esta evolução, que une agronegócio à questão energética, e em sintonia com a temática prioritária do governo estadual, soube aproveitar o posicionamento estratégico e colocou-se rapidamente na vanguarda deste tema. Com isso a maior produtora de Biodiesel da América Latina abrirá uma filial em Passo Fundo.
Os projetos do Complexo Logístico Industrial e a Estação Aduaneira do Interior do Estado são projetos viáveis pelas condições de infra-estrutura e de localização estratégica de nossa cidade, ainda estão em um período de estudo, mas são possíveis de realização, que renderá grandes frutos ao município em curto período. A criação de Distritos Industriais Vocacionados vem dar uma resposta não apenas à destinação de áreas para fins industriais, mas também proporcionar o associativismo entre empresas do mesmo setor. O fator observa, o secretário, permitiria atingir algum tipo de competitividade para o conjunto das empresas. Nessa projeção, cria-se condições propícias para alcançar em algum momento o status de Arranjo Produtivo Local.
O Pólo de Exportação de Software do Planalto Médio e o Cefet são projetos desenvolvidos em parcerias com entidades privadas e governo Federal. A instalação destes dois grandes projetos em Passo Fundo só foi possível pelo esforço e comprometimento que o Deputado Federal Beto Albuquerque tem com o município e região. O Gás Natural Veicular está em fase de implantação, mas já é uma conquista, para o município e beneficiará a toda comunidade de Passo Fundo e região.
Novos Investimentos no Município
Foram mantidos durante todo o ano vários contatos e encontros com empresários de todo o país. A cidade de Passo Fundo passou de uma mera concorrente na disputa por investimentos, a uma das principais cidades para instalação de empresas do estado. A partir dessa nova postura foi possível a vinda de duas grandes empresas para a cidade a UNIQUIMICA e a BSBIOS.
A Uniquimica trabalha com nutrição animal (avicultura e suinocultura), tem sua matriz na cidade de Diadema, São Paulo. Num primeiro momento serão gerados 150 empregos diretos, além de mexer diretamente com a cadeia produtiva do setor primário, no processamento de cereais.
A empresa BSBIOS, que atualmente é a maior empresa da América Latina no processamento de óleos para o biodiesel. Investirá no município R$ 40 milhões, gerando 120 empregos diretos na primeira etapa. Passo Fundo será o maior produtor do combustível na América do Sul e atenderá 10% do mercado nacional.
Também foram mantidos contatos com diretores da empresa Nestlé. A multinacional, tem a intenção de abrir uma nova filial aqui no estado. Passo Fundo se colocou na disputa, mas a empresa ainda não manifestou aonde se instalará.
O Secretário Cittolin, juntamente com o presidente da Codepas, Claudemir Braganholo, foram à Espanha onde estava acontecendo encontro de diversas empresas da Europa. Nesta missão empresarial foram mantidos contatos com empresários, expondo as potencialidades do município, e se colocando à disposição deles para futuras visitas a cidade.
O prefeito Airton Dipp, ao assumir o compromisso de desenvolvimento com o objetivo de gerar emprego e renda, entendeu que era preciso arrojo para desobstruir caminhos. Por isso a secretaria do Desenvolvimento tem mobilizado todos os meios para criar novos parâmetros de crescimento, destinados a suprir a falta de postos de trabalho.
Para 2006, o secretário Cittolin prevê novos investimentos de empresas no município, e com a conclusão de alguns projetos a população terá uma idéia melhor das conquistas que o municipío teve este ano.