Seminário discute biodiesel na região

Seminário discute biodiesel na região

Na sexta-feira, 16, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o Seminário Potencialidades da Cadeia Produtiva do Biodiesel: Ações Institucionais. Estiveram presentes, representantes do governo federal, estadual e municipal, agricultores, agentes e lideranças do setor agropecuário, pesquisadores da Embrapa Trigo de Passo Fundo e representante do Fórum de Desenvolvimento da Agricultura Camponesa da Metade Norte.
Ao abrir o evento o Dr. Aliomar Gabriel da Silva - Chefe interino da Embrapa, afirmou que o Brasil nos últimos 25 anos tornou-se líder mundial de bioenergia, energia alternativa, produzida com produtos vegetais. Salientou ainda, que o país tem que investir neste potencial, senão corre o risco de perder essa liderança, para isso é necessário investir em tecnologia.
O representante do governo Federal, Tarcisio Zambroski, fez uma explanação sobre o Programa Nacional do Biodiesel como Inclusão Social. Relatou as potencialidades do país no setor e como o governo pretende incluir os agricultores nesse programa que visa gerar uma nova alternativa de lucro para as pessoas que vivem da agricultura.
A Emater do governo Estadual, apresentou o projeto Combustível Verde produzido através da mamona. Alencar Ruger falou dos objetivos que o estado tem em relação ao biodiesel, salientou ainda, que este é um trabalho feito em parceiras com entidades públicas e privadas. Para Ruger “o Biodiesel, é uma alternativa de renda para os produtores que não precisaram deixar de plantar soja e milho com isso agregaram mais uma fonte de renda”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Marcos Cittolin apresentou as potencialidades do município no setor e explicou como funciona a Cadeia Produtiva do Biodiesel. Também mostrou como será inserida a Planta do Biodiesel em Passo Fundo, através da empresa BSBIOS, sua localização que ocupará 30 hectares, o investimento que será de R$ 40 milhões e vai gerar 110 empregos diretos.
Um projeto como esse proporcionará outros benefícios, tais como: colocar Passo Fundo e região na pauta de solução energética mundial, possibilitará uma saída para o pequeno produtor rural, abrirá as portas para outros empreendimentos onde o custo energia é um componente de peso, além de gerar empregos numa nova área de negócios.
Para Cittolin, o município vai participar deste desafio, que será um dos mais sólidos projetos de desenvolvimento energético e econômico do Brasil.
O Seminário foi uma oportunidade para discutir as potencialidades e meios para que o Brasil siga líder neste segmento. Ao término os participantes do seminário definiram que no próximo ano novamente será realizado um evento deste porte em Passo Fundo.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de dezembro de 2005.