Reuniões definiram salão do empreendedor
Durante esta semana futuros parceiros do projeto estiveram reunidos com o secretário Marcos Cittolin.
Durante esta semana foi colocada em prática através da Secretária de Desenvolvimento Econômico, mais um dos planos de governo da Administração DIPP/CORRALO. Foram feitas diversas reuniões para definir parceiros e discutir a forma como funcionará o Salão do Empreendedor. Os encontros foram coordenados pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico Marcos Cittolin e pelo Assessor Técnico Ginez Leopoldo Campos, com a participação da AMPIP, da UPF, da FAPLAN e do Sebrae.
A Ampip – Associação de Micros e Pequenas Indústrias de Passo Fundo – se colocou à disposição da prefeitura para ajudar a montar um banco de dados atualizados de seus atuais e futuros associados. E já disponibilizou seu atual cadastro, para que sirva de ponto de partida do projeto.
A UPF – Universidade de Passo Fundo – participou da reunião com os professores, Liderau M. Júnior, Tarcísio Hartmann, Marco Antônio Montoya, diretor da FEAC – Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Marcos F. Nickhorn, coordenador de extensão da feac. Na oportunidade foi apresentado o projeto para atender pessoas físicas, que têm ou pretendem abrir seus próprios negócios. O objetivo é proporcionar acesso a dados, informações e conhecimentos que permitam alavancar os negócios e a geração de emprego no município. Para Tarcisio Hartmann o enfoque da UPF, neste projeto será o social, visando atender as necessidades das famílias carentes que desenvolvem seus próprios negócios, muitos na informalidade, proporcionando um melhor conhecimento nas áreas de gestão e administração para que eles desenvolvam os seus negócios da melhor forma possível.
A Faplan – Faculdade do Planalto – também participará do projeto, na reunião realizada com o Secretário Cittolin. Ficou definido com os Professores João P. Agostini e Gilson Longo que a faculdade oferecerá assessoramento empresarial, através de seus alunos, as empresas que se conveniarem ao projeto. Gilson Longo destacou que a Faplan tem por objetivo se integrar com a comunidade e dar uma oportunidade a seus alunos, que terão uma vivência com a área em que a atuaram, já que os cursos da entidade têm como enfoque o empreendedorismo.
O Salão do Empreendedor é um projeto inovador que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Já que será possível encontrar soluções individuais ou setoriais, criar base de dados, ajudar a organizar arranjos produtivos, promover feiras e articular políticas públicas voltadas aos micros, pequenos e médios empresários.
O Secretário Cittolin afirmou que este projeto passa a ser uma das prioridades de sua secretaria, e que não economizará esforço para que o salão alcance seus objetivos junto aos empreendedores do município.
Nas próximas semanas outras entidades serão convidadas a participarem e discutirem este projeto.
O Salão do Empreendedor tem a previsão de estar funcionando no inicio do próximo ano, já que a licitação para a compra de matérias está em andamento.