Dirigentes da BSBIO e UNIQUÍMICA falam sobre área a novas empresas

Projetos para duas indústrias levados à Câmara
Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, na Câmara de Vereadores, foram apresentados os projetos de concessão de áreas para instalação de mais duas importantes em empresas em Passo Fundo. O Secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin coordenou a exposição feita, inicialmente pelo representante da Uniquímica, Írio Renaldo Muller. Explicou que o grupo tem pressa em instalar-se em Passo Fundo, onde foi escolhida como melhor localização estratégica, após vários estudos. A Uniquímica tem sua matriz em Diadema, São Paulo e veio a Passo Fundo após procurar localização nos estados do Sul nos dois últimos anos. A estrutura de transporte e produção ligada à agropecuária, além do acesso tecnológico, foram determinantes para a escolha. A área do Valinhos, de 30 hectares servirá para a instalação da indústria até novembro do próximo ano, atendendo fornecimento de ração, medicamentos para animais e tecnologia para resolver problemas de dejetos com para aproveitamento como combustível ou adubo. “A empresa tem compromisso com o ativo ambiental”, salientou Írio Müller, ao expor toda a linha de produção, na Câmara de Vereadores. Participou da solenidade no legislativo, também o representante Ademir Antônio Arsego, da Uniquímica.
O diretor-comercial da BSBIOS, Erasmo Carlos Batistella, informou que o projeto da empresa para Passo Fundo significará produção de 100 milhões de litros por ano de combustível vegetal, com priorização da cultura da soja. Está previsto, no projeto, incentivo também à pequena agricultura com alternativa da Canola, como cultura de inverno.
O diretor-presidente da BSBIOS, Antônio Roso, explicou sobre a importância dos investimentos a serem aplicados em Passo Fundo na fábrica de combustível, que atende a irreversível tendência mundial de preservação ambiental. Disse que está voltando a investir em Passo Fundo, ciente do êxito da proposta. Explicou aos vereadores a importância do projeto, com aprovação da área na BR 285, ao lado do terminal de combustíveis, que ira favorecer pela estrutura do transporte ferroviário e rodoviário. Demonstrou aos vereadores o motivo que levou a empresa a solicitar área mais ampla, porque o projeto prevê ampliações devido ao natural crescimento da cadeia de produtos inseridos no projeto industrial.
O prefeito Airton Dipp manifestou aos vereadores o desejo de agilizar aprovação da matéria, que será protocolada formalmente na quinta-feira próxima, porque trará benefícios respeitáveis à economia e geração de empregos. A região, diz o prefeito, vai beneficiar-se e consolidar sua produção rural, considerando que o plano prevê investimento nas pequenas propriedades. Lembrou, ainda, que a aprovação da regularização da área, depende previamente do processo de escrituração da área da Capasemu, transferida ao município.
O presidente da Câmara Valdir Mendes disse que o poder legislativo vai tratar o assunto com o maior cuidado a fim deliberar com agilidade.

Industrialização: projetos levados ao legislativo.

Atualizado em 1 de novembro de 2005.