Secretário preside encontro sobre gás veicular
Empresários e executivos da BR Petrobrás participaram de reunião, nesta terça-feira (11/10), com o secretário do Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Cittolin. O encontro teve por finalidade a união de esforços para o funcionamento de distribuição de gás GNV, combustível para veículos automotores. Para debaterem a respeito de providências neste sentido, fizeram-se presentes: Tiago Moraes da Silva, proprietário da Mastergas em Passo Fundo; Oilson Carlos Tortelli, proprietário da empresa Tortelli acessórios para instalações de equipamentos; Sandro Luiz Foscarin, proprietário do Posto BR Brasil, instalado defronte a Veisa - que fará o abastecimento do GNV; José Otávio Alves de Souza, gerente de rede da Petrobrás Distribuidora SA; e Nefton Screbsky Reinheimer, assessor comercial da BR Petrobrás Distribuidora.
Segundo José Otávio, a previsão é de que em Passo Fundo o gás combustível seja vendido a R$ 1,59 o litro e com maior autonomia na proporção de 20% a mais que o litro de gasolina. No total as vantagens representam redução de custo em torno de 50% a 60%. As providências de credenciamento para transporte, comercialização e conversão dos motores, possibilitam o tríplice uso de combustível, conforme tecnologia que vem sendo desenvolvida neste sentido, já disponível. A conversão deverá ser devidamente homologada pelo INMETRO que inspeciona a observância de normas técnicas. Somente oficina credenciada poderá efetuar a instalação do equipamento de conversão, emitindo cartão de certificação que autoriza o abastecimento a gás.
O secretário Marcos Cittolin chama atenção para o novo fator que influenciará na economia do município, tornando-se referência para abastecimento de consumidores do gás, que será disponibilizado pela Sulgás, autorizada a realizar o transporte. Além dos fatores diretamente ligados à atividade econômica, que distingue Passo Fundo com movimentação de oficinas de conversão, a cidade passa a figurar como importante para abastecimento na rota do Mercosul, concentrando o giro de recursos e atraindo turistas argentinos, que adotam o gás como combustível para grande parte da frota de veículos leves.
José Otávio de Souza garantiu que as providências para o funcionamento da venda de gás no posto BR de Passo Fundo vêm sendo agilizadas. Considera, também, que a tendência de ampliação na utilização do gás (GNV) decorre da compensação pela redução de custos, mas também é reforçada pelo baixo teor de poluição e menor desgaste do motor. A previsão para o início da venda do combustível é para o final deste ano, conforme avalia o secretário Cittolin, delegado pelo prefeito Airton Dipp para que a prefeitura desempenhe o papel de indutor junto às empresas distribuidoras do combustível que chega a Passo Fundo. O secretário informa que nos próximos dias serão promovidos encontros na Capital do Estado, especialmente na Sulgás, quando estará acompanhando o empresário Sandro Forcarin, proprietário do Posto BR, que iniciará a comercialização do GNV.
Reunião na SDE, para o gás veicular em Passo Fundo.