Segue vacinação de crianças com comorbidades

Crianças com 9 e 10 anos com comorbidades serão vacinadas no sábado

";Chegou a hora e, então, viemos fazer. Ele tem bronquite asmática e qualquer coisa intensifica os sintomas";, disse Francieli Regina Nascimento, mãe do Rian, de 11 anos, que é uma das crianças vacinadas contra a Covid-19.
A cobertura vacinal das crianças iniciou nesta quarta-feira e terá sequência com a ampliação do grupo. No próximo sábado (22), das 8h às 13h, na Central de Vacinas, poderão receber a primeira dose as crianças com 9 e 10 anos que possuem comorbidades. 
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o cronograma é definido e informado tendo em vista quantitativo de doses disponíveis. ";Recebemos 1.010 doses do governo estadual, que serão usadas para o grupo com comorbidades. Além disso, vieram 30 doses para as crianças indígenas, cujo processo de aplicação acontece paralelamente";, afirma.
Serão vacinadas crianças com alguma doença como hipertensão, diabetes ou asma, além das imunossuprimidas. Será necessário apresentar cartão SUS, carteirinha de vacinação e atestado médico ou receitas de medicamentos de uso contínuo para comprovar a condição.
Importância da vacinação
Ao falar sobre a cobertura vacinal das crianças, Cristine Pilati, que também é médica infectologia, defendeu a segurança dos imunizantes e frisou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público de 5 a 11 anos é optativa para os pais. Ela não é obrigatória. Mas os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, pontuou.
A vacina não será exigida durante a matrícula das crianças nas escolas municipais. Mas, conforme Rian, ela significa uma proteção a mais no retorno. ";Eu fico mais tranquilo para voltar às aulas depois das férias, porque tenho bronquite asmática e fico gripado com facilidade";, contou.