Administração Municipal dá atenção especial para a saúde bucal das crianças

A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – Divisão de Saúde Bucal -, está envolvendo mais de 13,5 mil alunos da rede municipal de ensino no projeto “Sorria Passo Fundo”.

Esse projeto está sendo executado por Leodinei Lodi, Lílian Rigo e Zara D’Agostini, com a supervisão do diretor da Divisão de Ações em Saúde, Antônio Carlos Loss e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Uniodonto, Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RS Planalto), Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FOUPF), 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

“Nós estamos levando toda a área preventiva às crianças, porque o nosso interesse é fazer com que as crianças não tenham mais cárie. O objetivo é orientar estas crianças, passando os ensinamentos também aos professores, para que eles, juntamente com os pais, dêem continuidade a este trabalho. Fazer com que, futuramente, as crianças não tenham mais cárie, e que nós percamos o estigma, como somos conhecidos lá fora, como o ";país dos desdentados";. Este é o nosso objetivo”, esclarece Zara D’Agostini.

O projeto “Sorria Passo Fundo” será aplicado em duas etapas, sendo que a primeira visa a obtenção de um diagnóstico da situação de saúde bucal da população infantil e jovem das creches e escolas municipais de Passo Fundo, tendo como base o projeto SB 2000 (Levantamento da Condições de Saúde Bucal da População do Rio Grande do Sul). A segunda parte define obstáculos a superar e traçar estratégias para ações de prevenção e educação em saúde bucal, tendo como população alvo todas as crianças e jovens matriculados nas creches e escolas municipais.

“Este projeto chegou na hora em que nós desejávamos, porque é uma preocupação grande com saúde do educando. A gente tem percebido que as crianças que vêm para a escola tem dificuldades com relação à sua saúde, principalmente a bucal. Nós já desenvolvemos um trabalho de educação, mas não é o suficiente, nós precisamos buscar ajuda fora, e quando nós recebemos este grupo da Secretaria, com este desejo, ficamos felizes, porque juntos nós podemos fazer um trabalho mais eficiente”, afirmou a diretora Maribel Tessaro, da Escola Municipal Zeferino Demétrio Costi (Sesi), local esse onde a equipe da Secretaria da Saúde dá sequência ao Projeto nesta semana.

“Interessante que se diga, que este projeto será desenvolvido nas escolas e creches da zona urbana e rural do Município. Em relação ao período de duração do ‘Sorria Passo Fundo’, ainda não há como determinar um período exato, mas pode-se dizer que em aproximadamente quatro meses a gente já consiga dar início à 2ª etapa, que compreende, entre outros, a escovação, com renovação de escovas de três em três meses. Porém, há que se registrar que este processo vai durar durante toda esta Administração”, salienta Loss, que acrescenta ainda, que “este projeto terá todo um acompanhamento, até para se saber o resultado da sua aplicação.”. As faixas etárias a serem atendidas pelo “Sorria Passo Fundo” são dos doze aos dezenove anos, e os principais problemas analisados são: cáries, fluorose dentária e a necessidade de tratamento que, quando houver, será encaminhado para setor competente da municipalidade.

O projeto tem seqüência esta semana na Escola Zeferino Demétrio Costi.

Uma equipe de profissionais especializados está dando toda a atenção para as crianças e jovens na faixa etária dos doze aos dezenove anos.

Houve uma preocupação em levar, através de palestras, o maior número de informações possíveis aos estudantes da rede municipal de ensino.

Atualizado em 30 de março de 2005.