Projeto Cidade da Polícia avança com homologação da licitação para construção do complexo

Consórcio vencedor apresentou proposta da obra que reunirá estruturas da Polícia Civil e da Segurança Municipal em um único espaço

A Prefeitura de Passo Fundo deu mais um passo para a concretização do projeto Cidade da Polícia. Foi homologada, no dia 12 de junho, a Concorrência Pública nº 01/2026, que definiu o consórcio responsável pela execução da obra do complexo de segurança pública. O certame teve como vencedor o consórcio Incoben & Signor Consorciados LTDA.

A Cidade da Polícia é um dos maiores projetos de infraestrutura voltados à segurança pública já planejados pelo município. O complexo será construído na área do antigo campo Delmar Sittoni, na Vila Dona Eliza, e reunirá, em um único espaço, delegacias da Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Transportes e o Centro Integrado de Operações (CIOP), fortalecendo a integração entre as forças de segurança e qualificando o atendimento à população.

O prefeito Pedro Almeida destacou a importância do avanço para o município. “A homologação da licitação representa mais uma etapa vencida de um projeto que estamos construindo há bastante tempo em parceria com o Governo do Estado e as forças de segurança. A Cidade da Polícia vai proporcionar mais integração, melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais eficiente à comunidade. É um investimento que fortalece a segurança e prepara Passo Fundo para o futuro”, afirmou.

O projeto prevê duas edificações principais, áreas de circulação, estacionamento para viaturas e espaços de integração. Além das delegacias da Polícia Civil, o local concentrará estruturas estratégicas da segurança pública municipal, permitindo maior agilidade na troca de informações e na coordenação das ações de prevenção e combate à criminalidade.

Os próximos passos do processo incluem a constituição e o registro formal do consórcio vencedor, a apresentação da garantia de execução contratual e, posteriormente, a elaboração e assinatura do contrato para o início das obras.

A Cidade da Polícia integra um conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura de Passo Fundo para fortalecer a segurança pública, ampliando a estrutura disponível para as forças policiais e oferecendo mais proteção à população.

Obras do Parque Multigare Integração avançam com intervenções preparatórias

Novo espaço de lazer, esporte e convivência está sendo implantado na entrada do bairro Xangri-lá e contará com diversas estruturas para a comunidade

A Prefeitura de Passo Fundo segue avançando na implantação do Parque Multigare Integração, um dos primeiros espaços do projeto que ampliará as áreas públicas de lazer, esporte e convivência em diferentes regiões da cidade. Após a emissão da ordem de serviço, a empresa responsável iniciou as intervenções preparatórias no local onde será construído o novo parque, na entrada do bairro Xangri-lá.

O Parque Multigare Integração será implantado entre a Avenida Brasil e a Rua Barão de Cotegipe, ocupando os canteiros centrais até a Rua das Roseiras. O espaço contará com ciclovia, pet place, playground, quadra de futebol society, quadra poliesportiva, áreas de lazer, mobiliário urbano, estações de hidratação e iluminação pública.

As primeiras etapas da obra envolvem a preparação do terreno e a adequação da área que receberá as estruturas previstas no projeto. Os trabalhos seguem o cronograma estabelecido para garantir o avanço das próximas fases de construção.

De acordo com o secretário interino de Planejamento, Diego Tessaro, o novo parque representa um importante investimento em qualidade de vida para a população. “O Multigare Integração foi pensado para ser um espaço de encontro, convivência e bem-estar para as famílias. Estamos criando uma área moderna, com infraestrutura voltada ao esporte, ao lazer e à ocupação qualificada dos espaços públicos, fortalecendo os bairros e aproximando as pessoas da cidade”, destaca.

Além do parque Integração, o projeto de Multigares contempla novas unidades nos bairros Petrópolis, José Alexandre Záchia e São Cristóvão, ampliando a oferta de espaços públicos qualificados em diferentes regiões de Passo Fundo.

Prefeito Pedro Almeida anuncia mudança na Secretaria de Planejamento

Após mais de cinco anos à frente da pasta, Giezi Schneider deixa o cargo e Diego Tessaro assume interinamente a secretaria

A Prefeitura de Passo Fundo terá uma mudança no comando da Secretaria de Planejamento. O prefeito Pedro Almeida anunciou que o atual secretário, Giezi Schneider, está deixando a função após mais de cinco anos liderando a pasta.

Durante o período em que esteve à frente da secretaria, Giezi participou de importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano, à qualificação da infraestrutura pública e ao planejamento estratégico do município, contribuindo para a execução de projetos que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

O prefeito Pedro Almeida agradeceu o trabalho desenvolvido pelo secretário e destacou sua contribuição para o avanço de Passo Fundo. “Quero agradecer ao Giezi por todo o comprometimento, dedicação e profissionalismo demonstrados ao longo destes mais de cinco anos à frente da Secretaria de Planejamento. Sua atuação foi fundamental para o desenvolvimento de projetos importantes para a cidade. Respeitamos sua decisão de seguir novos caminhos e desejamos muito sucesso nesta nova etapa da sua trajetória”, afirmou o prefeito.

Para dar continuidade aos trabalhos da pasta, assume interinamente a Secretaria de Planejamento o atual diretor de Projetos da Prefeitura, Diego Tessaro.
Ao assumir o novo desafio, ele destacou o compromisso em dar continuidade ao trabalho desenvolvido e contribuir para o crescimento do município. “Recebo essa missão com muita responsabilidade e entusiasmo. A Secretaria de Planejamento tem um papel estratégico para o desenvolvimento da cidade e pretendo dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela equipe, buscando sempre a eficiência, a inovação e o planejamento necessário para que Passo Fundo continue avançando. Estou motivado para colaborar com os projetos que ajudam a transformar a cidade e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Tessaro também ressaltou a relevância dos projetos que estão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento. “Temos uma série de ações estratégicas em andamento que exigem atenção e dedicação da equipe. A expectativa é garantir a continuidade desses projetos e seguir avançando em iniciativas que são fundamentais para o futuro de Passo Fundo, sempre em alinhamento com o prefeito Pedro Almeida e com as prioridades definidas pela administração municipal”, destacou.

A transição garante a continuidade dos projetos e ações em andamento, mantendo o foco no desenvolvimento sustentável e na qualificação dos serviços prestados à comunidade.

Diego Tessaro
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo, Diego Tessaro possui MBA em Economia e Gestão Empresarial e certificação PMP (Project Management Professional), uma das principais certificações internacionais na área de gestão de projetos.

Administrador de empresas, ele possui ampla experiência em gestão, planejamento e coordenação de projetos. Desde março de 2023, atua como diretor de Projetos da Prefeitura de Passo Fundo, coordenando equipes de arquitetos e engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento de novos equipamentos públicos, como escolas, unidades básicas de saúde, quadras esportivas e parques. Também liderou iniciativas voltadas à modernização de processos, ao acompanhamento de indicadores de desempenho e à integração de ações entre diferentes secretarias municipais.

Ao longo da carreira, acumulou experiências em instituições e empresas da iniciativa privada, sempre com atuação voltada à gestão estratégica, desenvolvimento organizacional e gerenciamento de projetos.

Prefeitura de Passo Fundo lança aplicativo para acompanhamento de emendas impositivas

Ferramenta reforça transparência pública e aproxima população da aplicação dos recursos municipais

A Prefeitura de Passo Fundo disponibiliza, a partir dessa segunda-feira (25), uma nova ferramenta digital voltada ao fortalecimento da transparência pública: o Aplicativo de Gestão das Emendas Impositivas. Integrado ao site do município, o sistema permitirá que a comunidade acompanhe de forma prática, intuitiva e acessível como estão sendo aplicados os recursos indicados pelos vereadores.

A iniciativa surge como um importante avanço no acesso às informações públicas, permitindo maior controle social e participação da população no acompanhamento dos investimentos realizados pelo município. Por meio da plataforma, os cidadãos poderão verificar onde cada emenda do vereador está sendo aplicada, os valores destinados, quais entidades ou órgãos foram contemplados e em que fase está a execução dos recursos.

O aplicativo reunirá dados detalhados sobre cada emenda, incluindo status de andamento, em análise, iniciada, em execução e concluída, vereador autor, finalidade, beneficiário, valor investido e distribuição geográfica das aplicações realizadas em diferentes regiões da cidade.

Além da consulta individualizada das emendas, a ferramenta também apresentará um panorama dos recursos encaminhados pelos vereadores, oferecendo mais clareza sobre a destinação do dinheiro público e fortalecendo a relação de confiança entre administração pública e comunidade.

Segundo o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, o novo aplicativo criado pela sua secretaria, representa um avanço importante na modernização da gestão pública e no fortalecimento da transparência municipal. “Essa ferramenta permite que a população acompanhe, de forma simples e transparente, como os recursos públicos estão sendo aplicados em cada emenda impositiva. O cidadão poderá visualizar o andamento das emendas, os valores investidos e os locais beneficiados, trazendo mais clareza e confiança para toda a sociedade”, destacou o secretário.

As informações serão alimentadas pelas Unidades Gestoras responsáveis pela execução das emendas e estarão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura.

Com a criação do aplicativo, a Prefeitura reforça o compromisso com a modernização administrativa, a transparência na aplicação dos recursos públicos e o acesso democrático à informação.

O acesso estará disponível pelo endereço www.pmpf.rs.gov.br no portal da transparência, no ícone emendas impositivas.

O que é Emenda Impositiva
A emenda impositiva é um instrumento pelo qual os vereadores podem indicar a aplicação de uma parte do orçamento público, obrigando o Poder Executivo a executar essas despesas, desde que respeitem os critérios legais. Na prática, significa que cada vereador pode destinar recursos do orçamento municipal para ações, obras ou serviços que atendam diretamente a população, como reformas em escolas, apoio a entidades sociais, investimentos em saúde, cultura, esporte, infraestrutura, entre outros.

Prefeitura busca nova certificação para usar tecnologia no planejamento da cidade

Habilitação de Categoria A permitirá maior autonomia, precisão e segurança na produção de informações geoespaciais através de drones

A Prefeitura de Passo Fundo avança na qualificação de suas atividades técnicas ao buscar a certificação de Categoria A para aerolevantamentos, considerada o mais alto nível de habilitação no país para esse tipo de operação. A autorização é concedida pelo Ministério da Defesa, por meio da Comissão de Coordenação e Controle do Espaço Aéreo (CCCEA), e permitirá ao município atuar com ainda mais autonomia, precisão e segurança na produção de dados geoespaciais de interesse público.

De acordo com o geógrafo da Secretaria de Planejamento (Seplan), Vagner Duarte, a certificação representa um avanço estratégico para o município. “Estamos dando um passo importante para consolidar Passo Fundo como referência no uso de geotecnologias na gestão pública. Com a Categoria A, teremos mais autonomia para produzir dados com alto nível de precisão, o que impacta diretamente na qualidade do planejamento urbano, na agilidade das decisões e na resposta a situações de emergência”, destaca.

Prevista na Portaria GM-MD nº 3.703/2021, a certificação pode ser obtida por órgãos públicos que atendam a uma série de requisitos técnicos e legais. Com a Categoria A, o município estará apto a realizar levantamentos com drones e aeronaves, possibilitando a geração de produtos como ortomosaicos, modelos digitais de terreno e superfície, curvas de nível e nuvens de pontos — ferramentas essenciais para o planejamento urbano, a gestão territorial, obras de infraestrutura, ações da Defesa Civil e monitoramento ambiental.

Duarte destaca que além da qualificação técnica, a certificação também reforça a segurança do espaço aéreo, garantindo que todas as operações sejam realizadas conforme as normas nacionais. “Isso inclui o planejamento adequado dos voos, o respeito às áreas restritas e o controle rigoroso das operações, reduzindo riscos e assegurando a integridade de pessoas, edificações e demais aeronaves”, ressalta.

Para alcançar essa habilitação, a Prefeitura estruturou uma base técnica consolidada, com equipamentos próprios, como drones, receptores de precisão RTK (Real Time Kinematic) e softwares profissionais licenciados de aerofotogrametria. O processo também envolve conhecimento especializado em geotecnologias, abrangendo etapas como planejamento de voo, georreferenciamento, processamento de imagens, controle de qualidade e geração de produtos cartográficos conforme as normas vigentes.

Desta forma, o município amplia sua capacidade de obter informações atualizadas sobre o território, fortalecendo ações de fiscalização, planejamento de obras, mobilidade urbana e gestão do uso do solo. “A certificação também contribui para respostas mais rápidas em eventos climáticos extremos, oferecendo suporte técnico qualificado às diferentes secretarias, com dados próprios e confiáveis para qualificar a gestão pública, garantindo decisões mais eficientes, seguras e alinhadas às necessidades da população”, finaliza Duarte.

Cidade da Polícia: Prefeito assina o edital para contratação da empresa que executará a construção do complexo de segurança

Com certeza uma das principais obras da gestão do prefeito Pedro Almeida a frente da prefeitura de Passo Fundo e para a área da segurança pública no município, o projeto da Cidade […]

Com certeza uma das principais obras da gestão do prefeito Pedro Almeida a frente da prefeitura de Passo Fundo e para a área da segurança pública no município, o projeto da Cidade da Polícia teve a assinatura nessa terça-feira(10) do edital para contratação da empresa que será responsável pela execução da obra.

“A assinatura deste edital marca um passo histórico para a segurança pública de Passo Fundo. A Cidade da Polícia vai concentrar, em um único espaço, as delegacias e serviços estratégicos, garantindo mais agilidade no atendimento, integração entre as forças de segurança e melhores condições de trabalho para os servidores. É um investimento que traz eficiência, reduz custos e, principalmente, oferece mais proteção e tranquilidade para a nossa população. Estamos planejando a cidade para o presente e construindo uma estrutura moderna, preparada para o futuro.”, destacou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

A obra de infraestrutura que centralizará o trabalho dos órgãos de segurança pública será construída em terreno localizado no quarteirão formado pelas ruas Nereu Ramos, Ouro Preto, Santana e Avenida Uruguaiana, s/n, Vila Dona Eliza, no antigo campo do Delmar Sittoni.

O investimento é estimado em cerca de R$ 33 milhões, com recursos municipais e apoio institucional do Estado, será composto duas edificações, uma praça pública de integração, estacionamento para as viaturas e abertura de via interna. O local receberá as novas sedes das Delegacias da Polícia Civil, entre elas a Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), a 1ª e 2ª Delegacias de Polícia, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO) e a sede da Secretaria de Segurança Pública e Transportes do município com o Centro Integrado de Operações, que reunirá o videomonitoramento da cidade em um único espaço.

Para o delegado regional, Adroaldo Schenkel, o complexo da Cidade da Polícia, além de reunir as delegacias, amplia o atendimento a comunidade, segurança dos servidores e significa economia nas despesas de locação das delegacias atualmente. “A Cidade da Polícia é um avanço importante para a segurança pública regional. Ao concentrar as delegacias e os serviços em um único complexo, conseguimos oferecer um atendimento mais ágil e qualificado à população, garantir melhores condições de trabalho aos nossos servidores e ainda otimizar recursos públicos, reduzindo custos com estruturas alugadas. É uma conquista que fortalece a atuação da Polícia Civil e beneficia diretamente toda a comunidade.”

O secretário de Segurança e Transportes, Tadeu Trindade, destaca a integração proporcionada pelo projeto da Cidade da Polícia que permitirá respostas mais rápidas às ocorrências, melhor gestão das informações e o desenvolvimento de ações preventivas mais eficientes, organizadas e preparadas para o futuro.
“A Cidade da Polícia é uma decisão estratégica, baseada no entendimento de que a segurança pública moderna se constrói com integração, tecnologia e comando unificado. Esse espaço nasce para ser o coração da segurança pública de Passo Fundo, garantindo mais agilidade, coordenação e eficiência no atendimento à população.”

Este movimento em favor da Segurança Pública foi idealizado pelo deputado federal Luciano Azevedo que tem acompanhado desde o início a construção do projeto e a articulação com os órgãos de segurança e o governo do estado.

Além disso, o projeto inclui melhorias no entorno, garantindo mais qualidade urbana e integração com a comunidade que vive próxima ao antigo campo do Delmar Sittoni, onde o complexo será instalado.

Prefeito Pedro assina ordem de serviço para construção de nova escola no bairro Zachia

Obra ampliará o acesso à educação infantil para aproximadamente 150 novos alunos

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, assinou nesta segunda-feira (9) a ordem de serviço para a construção da nova escola de educação infantil no bairro José Alexandre Zachia. A obra tem início previsto para final de fevereiro de 2026, com conclusão até dezembro deste ano.

A nova escola será construída na Rua Hugo Antônio Busato, seguindo o projeto modelo que contempla creche e pré-escola, com estrutura moderna e adequada ao atendimento da educação infantil. A implantação da unidade permitirá a ampliação da rede municipal no bairro, com a criação de aproximadamente 150 novas vagas para crianças, contribuindo para reduzir a demanda e aproximar as famílias dos serviços públicos essenciais.

Para o prefeito Pedro Almeida, o investimento representa um avanço importante para o bairro e para a cidade. “A educação é uma das nossas maiores prioridades, e essa obra no Zachia simboliza o compromisso da gestão com o futuro das crianças e com o desenvolvimento dos bairros. Estamos investindo em uma estrutura moderna, segura e adequada para acolher os alunos desde a primeira infância”, destacou.

O prefeito destacou que a nova escola integra um conjunto de melhorias estruturais em andamento no bairro Zachia. “Essa obra não vem sozinha. Ela faz parte de uma série de investimentos que estão transformando o bairro, como a implantação da Multi Gare, que cria novos espaços públicos de esporte, lazer e convivência, e o loteamento Novo Zachia, que prevê a construção de 135 casas populares. São ações integradas que qualificam o território e melhoram a vida das famílias”, afirmou.

A estrutura da nova escola foi pensada para atender às diferentes faixas etárias da educação infantil. O projeto prevê oito salas de aula, sendo dois berçários, ambos com lactário e fraldário, além de sanitários, cozinha, área de serviço, DML, refeitório integrado a pátio coberto, recepção, salas destinadas à equipe diretiva, pátio e área de recreação e uma brinquedoteca, que funcionará como sala multiuso para atividades pedagógicas e lúdicas.

A empresa responsável pela execução é a Construarte Construtora e Incorporadora Ltda. Conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, as próximas etapas já estão definidas. “A partir da assinatura da ordem de serviço, o próximo passo é o início efetivo da obra, com a colocação de tapumes e das placas de identificação. A expectativa é que os trabalhos comecem ainda neste mês, dentro do cronograma previsto”, explicou.

A nova escola reforça a política de ampliação da rede municipal de ensino e integra o conjunto de investimentos da Prefeitura voltados à educação, infraestrutura e qualidade de vida, especialmente em bairros que apresentam crescimento populacional e demanda por novos serviços públicos.

Prefeitura avança em parceria com a UFFS para viabilizar abertura da rua Eduardo de Brito

Termo de cooperação permitirá o início dos levantamentos topográficos e dos estudos técnicos para a elaboração do projeto da via

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da secretaria de Planejamento, deu mais um passo importante para a possível abertura da rua Eduardo de Brito, uma demanda histórica da cidade. Em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Município trabalha na consolidação de um termo de cooperação que permitirá o início dos levantamentos topográficos e dos estudos técnicos necessários para a elaboração do projeto da via, que deverá passar pelo terreno da universidade, área do antigo Quartel do Exército.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Mobilidade Urbana, Eliara Riasyk Porto, a abertura da Eduardo de Brito é considerada estratégica para a mobilidade urbana do município, especialmente no acesso ao Centro. “É uma ambição antiga da cidade, que se tornou ainda mais urgente diante do crescimento e da transformação da região. Hoje temos um uso e ocupação do solo muito diferente do passado, com diversos empreendimentos, o que reforça a necessidade de consolidar essa via”, explica.

Segundo Eliara, desde o início da atual gestão o prefeito Pedro Almeida tem conduzido tratativas com a reitoria da UFFS para tirar o projeto do papel. “Hoje a gente deu mais um passo em relação a essa conversa que o prefeito iniciou. Agora vamos partir para os levantamentos topográficos, que são fundamentais para conhecer o terreno e realizar os projetos funcional e de execução, sempre respeitando o que a universidade também projeta para o seu espaço”, destaca.

Ela reforça que o projeto vai além do trânsito de veículos. “Estamos falando de uma melhoria na mobilidade como um todo, pensando no transporte coletivo, nos pedestres e nos ciclistas. Desde a criação do Departamento de Mobilidade Urbana, ampliamos muito as análises técnicas para garantir que o projeto traga benefícios reais para a cidade”, afirma.

O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo, ressalta que a UFFS recebe a proposta como parte de uma parceria entre instituições públicas. “Nós somos uma instituição pública da União, com interesses próprios na área educacional, mas também com interesses públicos partilhados com a Prefeitura. Sabemos que este é um projeto antigo de mobilidade urbana e não vamos obstruir essa iniciativa”, pontua.

Giolo destaca que a abertura da via pode fortalecer a colaboração entre os órgãos públicos. “Essa iniciativa alarga a nossa colaboração com a Prefeitura. A rua é uma das parcerias, mas certamente outras virão. Como campus dedicado à área da saúde, temos grande interlocução com os sistemas de saúde da cidade, e esse diálogo tende a se ampliar”, afirma.

O reitor também explicou que a regularização da área permite agora avanços mais concretos. “O terreno pertence oficialmente à UFFS. A doação foi publicada no Diário Oficial em janeiro, o que nos permite tratar a área de forma mais efetiva. A partir disso, nossas procuradorias vão dialogar para que todo o processo seja feito de forma correta e segura juridicamente”, detalha.

Conforme o cronograma técnico, após o levantamento topográfico, será elaborado um projeto funcional, que passará pela aprovação da universidade. Na sequência, o Município deverá avançar para o projeto executivo, etapa que antecede o processo licitatório. “É um trabalho conjunto, em que Prefeitura e Universidade terão suas parcelas de contribuição, sempre buscando um acordo que atenda às necessidades da cidade e da instituição”, conclui Eliara.

Prefeitura inicia a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros

Obras no Maggi e no Nossa Senhora Aparecida ampliam o acesso dos moradores aos serviços de Atenção Primária

A Prefeitura de Passo Fundo segue ampliando a estrutura da Atenção Primária à Saúde com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros Maggi de Césaro e Nossa Senhora Aparecida. Os projetos, geridos pela Secretaria de Planejamento, já estão em execução e integram o plano do município de fortalecer os serviços próximos da comunidade, garantindo atendimento mais ágil e qualificado.

O prefeito Pedro Almeida ressalta que a expansão das unidades de saúde é uma prioridade da gestão, especialmente para ampliar o acesso à Atenção Primária. “Nossa cidade cresce, e a rede de saúde precisa crescer junto. Estamos investindo em estrutura, equipes e atendimento de qualidade. Essas duas novas UBS representam mais cuidado perto de casa, mais prevenção e mais saúde para as famílias de Passo Fundo”, afirmou.

As duas obras seguem o mesmo modelo construtivo, com área de intervenção de mais de 400m² cada, e têm previsão de conclusão para o final do primeiro semestre de 2026, e fazem parte do pacote com foco na qualificação das estruturas físicas das unidades de saúde do município, que contempla reformas, ampliações e a construção das duas novas UBSs, com um investimento estimado em mais de R$ 25 milhões.

Segundo o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, as duas obras reforçam a política municipal de qualificar e aproximar os serviços públicos das comunidades. “Estamos planejando e executando obras que melhoram a vida das pessoas. Essas duas unidades seguem um padrão moderno, funcional e pensado para acolher melhor os usuários da saúde. Nosso papel é garantir que cada etapa seja conduzida com transparência, responsabilidade técnica e o melhor uso dos recursos públicos”, destacou.

UBS do Bairro Maggi
Localizada na Rua Renato Souza Santos, a Unidade de Saúde do bairro Maggi representa um investimento em recursos próprios do município e provenientes de outras fontes. A ordem de serviço foi emitida em 8 de outubro de 2025, e a execução se encontra em 4,24%.

UBS do Bairro Nossa Senhora Aparecida
A nova UBS do Nossa Senhora Aparecida está sendo construída na Rua Olinda e também terá investimentos de recursos próprios e de terceiros. Com ordem de serviço emitida igualmente em 8 de outubro de 2025, esta unidade apresenta avanço físico maior, com 6,53% de execução.

Passo Fundo define propostas para Conferência Estadual das Cidades após debate com a sociedade

Passo Fundo concluiu a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades com a definição de oito propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, marcada para os dias 29 a 31 […]

Passo Fundo concluiu a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades com a definição de oito propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, marcada para os dias 29 a 31 de agosto, em Porto Alegre. O evento, que foi realizado nos dias 27 e 28 de junho na Atitus Educação, reuniu mais de 200 participantes e foi um marco na construção coletiva de soluções para o desenvolvimento urbano da cidade.

Além das propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, os participantes também elaboraram sugestões voltadas à realidade de Passo Fundo, que já estão sendo avaliadas pelas secretarias competentes para possível implementação.

O secretário municipal de Planejamento, Giezi Schneider, ressaltou a importância do processo. “A conferência reforça o papel da participação social na formulação de políticas públicas. O planejamento urbano não pode ser feito de forma isolada, e sim com a escuta ativa da população. Esse encontro foi essencial para definirmos caminhos coletivos, equilibrando inovação, justiça social e sustentabilidade”, afirmou.

Sob o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a 6ª Conferência da Cidade contou com representantes do poder público, universidades, entidades empresariais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

A conferência foi organizada pela Prefeitura de Passo Fundo e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado (CMDI), com envolvimento direto das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Inovação, além de entidades como UPF, Atitus, ACISA, SINDUSCON e AEAPF.

Durante os dois dias, os inscritos participaram de grupos de trabalho que discutiram cinco grandes eixos temáticos: habitação e regularização fundiária; mobilidade urbana; controle social e gestão democrática das cidades; sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; e transformação digital e território.

As discussões resultaram em propostas que refletem os desafios e aspirações locais, ao mesmo tempo em que dialogam com as diretrizes nacionais para cidades mais inclusivas e sustentáveis.

A lista de delegados eleitos para representar Passo Fundo em Porto Alegre e as propostas completas estão disponíveis no site da Prefeitura, no link https://www.pmpf.rs.gov.br/6conferenciacidadepf/.