Foi entregue nesta manhã a restauração do Mausoléu dos Ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O monumento foi tombado como Patrimônio Histórico da cidade.

Foi entregue nesta manhã, no cemitério da Vera Cruz, a restauração do Mausoléu dos Ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O monumento restaurado por uma equipe do Exército Brasileiro, foi tombado como Patrimônio Histórico da cidade de Passo Fundo.
Foram cerca de 45 dias de reforma, custeada pelo Exército Brasileiro. A obra contou com a remoção da pintura antiga, restauração das imagens sacras, vedação das rachaduras externas e internas, remoção e restauração das esquadrias metálicas com substituição de vidros, restauração arquitetônica dos detalhes artísticos e pintura interna e externa. A Prefeitura Municipal apoiou a iniciativa e custeou a hospedagem da equipe de restauradores que foi enviada pelo Exército para a realização da obra.
O Mausoléu dos Expedicionários foi construído em 1919 pela Sra. Juliana de Mello Freitas para guardar os restos mortais do seu esposo, o Capitão Jovino da Silva Freitas, um militar, empresário e político que morreu em 1918 durante a epidemia da Gripe Espanhola. Alguns anos mais tarde a Sra. Juliana doou o Mausoléu ao 111/8º Regimento de Infantaria, para que nele fossem guardados os despojos dos militares mortos em campanha. Hoje, repousam no Mausoléu os restos mortais dos combatentes e pracinhas que perderam suas vidas na Revolução de 1932. Esteve presente na solenidade de entrega, o filho do Capitão Jovino, o médico oftalmologista Dr. Jovino Freitas, que aos 102 anos de idade recebeu emocionado a homenagem das autoridades e disse ao prefeito Airton Dipp: “Eu sempre tive essa vontade que tombassem, então, muito obrigado. Vocês conseguiram.”
O tenente Copetti, coordenador do projeto, agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal e ressaltou a importância que este gesto tem para o Exército. O Coronel João Roberto, representante do Exército Brasileiro, salientou a satisfação em entregar esta obra: “Isso foi recuperado porque faz parte do Exército e o Exército faz parte da nação.”
Durante a solenidade o Prefeito Airton Dipp e o vice-prefeito Rene Cecconello descerraram a placa de entrega oficial do Mausoléu dos Expedicionários e entregaram ao Dr. Jovino Freitas o Decreto de Tombamento, além disso, foi entregue à equipe que realizou a reforma, um diploma conferindo a eles um importante registro deste momento histórico.
Para o prefeito Airton Dipp, esta obra reverencia aqueles que ajudaram a construir a história da cidade: “Foram combatentes e pracinhas da Revolução de 32 que orgulharam Passo Fundo. Este Mausoléu foi doado ao Exército Nacional e isso é uma homenagem aos que fizeram parte da história de Passo Fundo. Fica o registro e os nossos parabéns ao Exército e à família.”
