Prefeitura inicia intervenções nos canteiros da Avenida Brasil

Ação faz parte do projeto de construção do Parque Linear da Avenida Brasil, apresentado recentemente pelo Município

A grande obra de intervenção estrutural da Prefeitura de Passo Fundo para os canteiros da Avenida Brasil, com a implantação do Parque Linear, teve início nesta semana no primeiro canteiro, localizado próximo a rua Capitão Araújo. De acordo com o projeto apresentado recentemente, as obras serão feitas em etapas, cada uma delas tendo a duração aproximada de cinco meses e abrangendo os três primeiros canteiros.

Conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, está sendo feita a retirada dos pisos antigos e também o reaproveitamento, pela Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG) em outros locais da cidade. Também será feita a retirada de bancos e lixeiras existentes no local e o isolamento do canteiro para garantir a segurança do trânsito e também das pessoas que passam pelo local, evitando que objetos como materiais de construção, por exemplo, acabem ocasionando acidentes.

Na próxima semana, terá início a execução do meio-fio, a marcação e escavação do caminhódromo, retirada da estrutura metálica e piso da estação do programa de bicicletas compartilhadas e a marcação do nível e início da localização do piso de concreto que servirá de base para o basalto que será colocado no canteiro. O projeto de implantação do Parque Linear da Avenida Brasil em seus 10 canteiros, terá para cada três locais, a duração prevista de cinco meses cada. “Nessa fase da obra, iniciaremos pelos canteiros 1, 2 e 3, que estão localizados entre a rua Capitão Araújo, onde acontece a feira de produtos orgânicos, até a Rua Sete de Agosto”, enfatiza o secretário Giezi Schneider.

Projeto e investimento
Criado pela lei municipal 5.492/2020 e tendo uma extensão que vai do canteiro onde está o monumento do Teixeirinha, no Centro, até a Rua Livramento, no Bairro Boqueirão, o Parque Linear da Avenida Brasil terá em cada canteiro um foco determinado para atividades físicas, à organização de feiras, à realização de manifestações culturais e artísticas e para trabalho.

O projeto abrangerá um canteiro dedicado à educação, convivência das crianças e espaço pet. Entre outras intervenções previstas e que vão se perpetuar em todos os canteiros, estão: a separação da ciclovia e do caminhódromo para proporcionar mais segurança aos usuários; a instalação de novos equipamentos e mobiliários; a revitalização dos passeios e meios-fios; a preservação das espécies vegetais com acréscimo e a substituição de árvores; iluminação e internet Wi-Fi.

A obra da Prefeitura de Passo Fundo acontecerá entre as ruas Capitão Araújo e Livramento. O investimento na obra será de R$ 13,1 milhões. Desse total, R$ 8,8 milhões foram captados junto ao Governo do Estado, por meio do programa Avançar no Turismo, e R$ 4,3 milhões são provenientes de contrapartida do Município.