Secretaria de Meio Ambiente

Solicitação de mudas para plantio



Através deste serviço, você pode solicitar mudas produzidas pelo município para o plantio, visando a arborização ou o enriquecimento do seu quintal com espécies nativas.


Etapas para a solicitação deste serviço

  1. Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar seu CPF ou CNPJ, após, selecionar o assunto Fiscalização de Terreno e preencher todas as informações do formulário, obrigatoriamente deverá ser informado o endereço da localização do serviço. Ao finalizar, clicar sobre o botão salvar.
    • Na instauração do processo, o requerente receberá por e-mail o número do protocolo para acompanhamento.
  2. Como solicitar pelo APP: Este serviço também está disponível pelo APP Cidadão Online Passo Fundo. Para mais informações, clique aqui.
  3. Como consultar o andamento da solicitação: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar os dados do processo e CPF ou CNPJ do requerente. Será apresentado a situação atual da solicitação.

Documentos Necessários

  1. Fotografias do local onde as mudas serão plantadas ou capturas de tela da localização no Google Maps.

Secretaria de Meio Ambiente

Certidão Negativa Ambiental



Emissão de certidão negativa de débitos ambientais.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Como Emitir: Clicar no botão “Emitir Certidão” e informar o CPF ou CNPJ. Após, informar a palavra de verificação e clicar sobre o botão “Certidão negativa ambiental”.
  2. Caso o contribuinte apresente débitos ambientais, a certidão não será emitida. Os débitos poderão ser consultados clicando no botão “Consultar débitos do contribuinte“.
    • Para realizar a consulta dos débitos, deverá ser realizada a autenticação no sistema e informar a senha(credencial), certificado digital ou acesso ao GOV.BR.

Secretaria de Meio Ambiente

Consulta de Licenças Ambientais



Consulta das licenças ambientais emitidas pelo Município para atendimento ao art. 20 da Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Como Consultar: Clicar no botão “Consultar licenças emitidas” e os dados do empreendedor e demais informações para realizar a pesquisa das licenças.

Secretaria de Meio Ambiente

Licenciamento Ambiental



Estão sujeitos ao licenciamento ambiental os empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, passíveis de licenciamento ambiental no Estado do Rio Grande do Sul, destacando os de impacto de âmbito local para o exercício da competência municipal no licenciamento ambiental, elencadas na Resolução Consema n°372/2018. As atividades que não serão licenciadas pelo município devem ser solicitadas junto ao órgão ambiental estadual, via SOL (Sistema online de Licenciamento Ambiental) ou via SINAFLOR quando se tratar de corte de exemplares isolados de espécies ameaçadas de extinção e não pelo portal da Prefeitura.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para acessar o serviço eletrônico, o requerente ou seu procurador deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.
    • Para a abertura e acompanhamento do processo pelo Responsável Técnico(RT), será necessário cadastrar um procuração. O Cadastro da procuração poderá ser feito com a credencial do RT, acessando aqui. No formulário, deverá escolher o Grupo: Serviço Eletrônico, Assunto: Cadastrar Procuração Eletrônica e anexar os documentos comprobatórios.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.
    • Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o requerente, preencher o formulário de licenciamento ambiental e anexar os documentos conforme relação abaixo.
    • O Requerente do processo deve ser em nome do empreendimento da obra.
    • Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo.
  3. Como acompanhar solicitação e emitir a licença : Após emitida e assinada a Licença Ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente, a mesma poderá ser acessada no sistema, através da aba processos em análise e clicar sobre o botão “Emitir Licença”.

Documentos Necessários

  1. Formulário específico devidamente preenchido, apresentado de acordo com as normas, roteiros, termos de referência ou instruções técnicas, acompanhadas da documentação solicitada: Formulários de Licenciamento Ambiental ou Formulários de Licenciamento Florestal;
  2. CNPJ, se for o caso;
  3. Documento oficial com foto do responsável.

Em caso de dúvidas sobre Licenciamento Ambiental pode ser enviado um e-mail para clfa@pmpf.rs.gov.br.


Secretaria de Meio Ambiente

Corte ou Poda de Árvore



O serviço de poda ou corte de árvores, seja em área pública ou particular, precisa de autorização prévia do município.

A Portaria 229/1976 proíbe o abate de pinheiros adultos nos meses de abril, maio e junho. Caso haja uma solicitação neste período, seu processo será indeferido.


Etapas para a realização deste serviço

  1. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.
    • Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar seu CPF ou CNPJ, após, selecionar o assunto CORTE OU PODA DE ÁRVORE, preencha todas as informações requeridas no formulário e anexe os documentos necessários conforme a lista abaixo. É necessário fornecer obrigatoriamente o endereço onde o serviço será realizado. Ao finalizar, clicar no botão salvar.
  2. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo.
    • Como acompanhar solicitação: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar na aba histórico de tramitações se foi autorizado, em caso positivo, a autorização estará disponível e assinada.
      • Para consultar a solicitação ou anexar documentos solicitados, o requerente ou seu procurador deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação pessoal com foto, se pessoa física, ou CNPJ, se pessoa jurídica.
  2. Comprovante de endereço.
  3. Fotografias das árvores em questão, incluindo uma visão completa da planta e detalhes da copa, tronco, bem como quaisquer danos ou doenças presentes.
  4. Alvará de Construção (se o corte ou poda visar a viabilização de uma construção).
  5. Croqui indicando a localização das árvores a serem suprimidas (caso o corte ou poda seja para fins de construção).
  6. Laudo quali-quantitativo (caso o corte ou poda seja para fins de construção).
  7. Matrícula do imóvel (no caso de poda dentro do pátio).

Atenção: De acordo com a Instrução Normativa IBAMA 08/2020 as solicitações de corte de exemplares isolados de espécies ameaçadas de extinção deverão ser obrigatoriamente ser solicitadas pelo SINAFLOR e não pelo portal da Prefeitura