O Parque Banhado da Vergueiro passa a contar com placas de informações sobre a flora

Desde o projeto inicial o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro foi pensado como um espaço de propulsão da educação ambiental. Aberto para a comunidade em 2016, o local já recebeu mais de 3 mil alunos e 50 escolas que participaram das atividades de visitação guiada e ações de sensibilização. Agora, mais um passo é dado para seguir neste caminho: o parque recebeu placas interativas com informações sobre as árvores que existem no parque.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “o objetivo é melhorar a comunicação visual para as pessoas que frequentam a área”. A ação foi pensada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, através do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Assuntos Ambientais, que desenvolveu o material.
As placas contam com informações básicas como nome comum, científico e família da árvore, além de um desenho ilustrativo. Cada placa também apresenta o sistema de leitura QR Code, que direciona a pesquisa para uma página que contém todas as informações sobre a árvore.
A professora Dra. Evanisa R. Q. Melo, que orientou o trabalho, destaca as placas como fundamentais para aprimorar a interação dos usuários que frequentam o parque. “Essa iniciativa torna possível conhecer, demonstrar e valorizar a importância de reconhecer a vegetação para preservar e cuidar do ambiente, conectando a tecnologia à educação ambiental”.
(Fotos: Alex Borgmann)