Programa atende rede de protetores de animais

A iniciativa pretende dar mais atenção para casos prioritários da cidade

Em busca de reduzir a procriação descontrolada e o abandono de cães e gatos, o programa da Prefeitura de Passo Fundo, É o Bicho, dedicará o mês de março e abril para atender protetores de animais, organizações não governamentais (ONGs) e entidades ligadas à causa.

O atendimento iniciou nessa semana e registrou participação desses grupos, que já levaram os animais até a unidade móvel para serem encaminhados até as clínicas veterinárias conveniadas, que realizam o procedimento de castração cirúrgica. Dois dias após o procedimento, a equipe do É o Bicho devolve os animais castrados para os tutores. Tudo é feito de forma gratuita.

Para a protetora independente, Édina Cristina Conterato, o programa já tem mostrado resultado. “Esse programa tem nos ajudado muito como de protetores de animais. Todo o animal que resgatamos necessita de atenção, tem custos como a castração, que é importante. Muitas vezes não conseguimos fazer tudo, por isso, o programa supre essa necessidade, mesmo que a demanda ainda seja grande”, disse ela.

A iniciativa pretende dar mais atenção para casos prioritários da cidade, que acabam sempre passando pela rede de protetores, complementa o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi. “Após esse período vamos voltar a atender os bairros e a população”, disse ele. A coordenadora de Bem-Estar Animal, Maria de Lourdes Secorun, destaca que a coordenadoria vê a ação como benéfica. “Protetores, ONGs e entidades da causa animal são grupos que têm muita demanda e estão próximos dos problemas emergentes. São eles que lidam direto com os problemas do dia a dia”, ressaltou.

Os animais atendidos neste período são todos resgatados e se encontram em situação de risco. Muitos já estão adotados e outros sob a tutela dos grupos.

O programa
Realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa É o Bicho beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas.

Mais informações pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3317-2529.


(Foto: Fabíola Hauch)
[caption id="attachment_6828" align="alignleft" width="360"]2203_ebico2Foto: [/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de março de 2017.