Prefeitura: Coordenadoria do Bem-Estar Animal amplia atendimentos e já ultrapassa 21 mil castrações desde o início do programa “É o Bicho”

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, segue intensificando as ações de proteção, cuidado e controle populacional de cães e gatos no município. Os números mais recentes […]

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, segue intensificando as ações de proteção, cuidado e controle populacional de cães e gatos no município.

Os números mais recentes desde a inauguração do novo espaço em junho do ano passado, demonstram o impacto positivo do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria que é ligada a Secretaria de Meio Ambiente.

Somente neste ano de 2026 foram realizados 863 atendimentos veterinários e 433 castrações, dentro do programa “É o Bicho”. Além disso, a rede de proteção conta com 17 lares credenciados pelo programa Acolhe Pet, que atualmente acolhem 148 animais em situação de vulnerabilidade.

Conforme a coordenadora, Maria de Lourdes Secorun, um dado importante é o atendimento às demandas da comunidade. "Em 2026, já foram registradas 123 denúncias, que recebemos, realizamos o acompanhamento e encaminhamento das equipes técnicas", disse Maria de Lourdes.

Desde a criação do programa de castrações "É o Bicho", o município já alcançou a marca histórica de 21.241 procedimentos realizados, reforçando o compromisso com o controle populacional responsável, com a prevenção de doenças e a redução do abandono.

As ações da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, ligadas à Secretaria de Meio Ambiente, fazem parte das políticas públicas contínuas estabelecidas pela gestão, que envolvem atendimento veterinário, acolhimento, fiscalização e educação ambiental, garantindo mais saúde e qualidade de vida para os animais e para a população.

A Coordenadoria do Bem-Estar Animal e do Ambulatório Veterinário Adão das Chagas está localizada na Avenida Brasil, no bairro Boqueirão. O espaço concentra as atividades administrativas, a fiscalização ambiental e os atendimentos clínicos veterinários gratuitos, realizados por três médicos veterinários, responsáveis por cerca de 400 consultas mensais, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde animal.