Semana do Meio Ambiente será marcada por ações

Atividades ressaltam a preservação de ecossistemas a partir da conscientização individual

Neste sábado (5), é celebrado o Dia do Meio Ambiente. Em Passo Fundo, a partir de uma iniciativa da Prefeitura, a data culminará em uma semana com inúmeras ações, que terão como foco a educação ambiental, o descarte correto de resíduos e a conservação dos recursos hídricos.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, o principal objetivo é chamar a atenção para os deveres de cada indivíduo na preservação ambiental. “Em 2021, com o tema Restauração de Ecossistemas, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe a todos os países a urgente recuperação dos seus ecossistemas danificados, degradados e desmatados”, considera.
O chefe de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, geógrafo Glauco, Polita, explica que o termo ecossistema corresponde a um sistema complexo espaço formado pela interação entre os elementos vivos. “Os ecossistemas podem ser terrestres, como as florestas e desertos, ou aquáticos, como os rios e lagos e também os mares e oceanos. Variam em escala desde uma simples poça de água a toda a biosfera, a qual reúne todos os ecossistemas existentes”, destaca.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alerta que mais de 4,7 milhões de hectares de florestas são perdidos todos os anos no mundo, demonstrando a urgência em conter a degradação e buscar a restauração gradual. Conforme Glauco, a preocupação é como os impactos negativos cada vez mais intensos sobre esses ambientes podem afetar a sociedade como um todo. “A deterioração do meio ambiente, a perda de habitats, a extinção de espécies e a perda da biodiversidade, junto com a poluição, são fatores que afetam a disponibilidade dos serviços ecossistêmicos às sociedades. Dessa forma, manter a continuidade dos ecossistemas é fundamental para a qualidade da vida humana, para o desenvolvimento social e econômico”, justifica.
Ações da Secretaria de Meio Ambiente (SMAM)
A secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, esclarece que a SMAM opera, por meio do Licenciamento e da Fiscalização Ambiental, para evitar a degradação e deterioração dos ambientes naturais e promover a garantia de um ambiente sadio para a garantia da qualidade de vida das populações em geral. “Neste sentido, a Secretaria desenvolvido várias linhas de ações para uma melhor gestão ambiental do território municipal, implantando planos e programas de gestão de resíduos sólidos urbanos e rurais”, pontua.
Entre as ações, está a composição dos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Volumosos, os ecopontos, a fim de garantir destinação adequada dos resíduos. A iniciativa evita que esses materiais sejam lançados na natureza, comprometendo algum ecossistema, e também oportuniza renda às cooperativas de recicladores.
Ainda, esclarece Gabriela, a Secretaria desenvolve a manutenção permanente do Rio Passo Fundo, promovendo limpezas das margens e leito do rio, oferecendo às comunidades ribeirinhas caliças para o descarte de resíduos volumosos e entulhos e mantendo quatro barreiras para a coleta de resíduos sólidos urbanos e outros, lançados irregularmente no recursos hídrico. “Ao longo deste trabalho, temos observado a gradativa diminuição de resíduos coletados nas barreiras aquáticas e aumentado o volume nas caliças instaladas em pontos estratégicos, demonstrando o efeito positivo dessa ação”, avalia.
Em relação à restauração dos ecossistemas, a SMAM, por meio do Viveiro Municipal Chico Mendes, tem disponibilizado à sociedade local mudas de árvores nativas a fim de demonstrar a importância da sociedade como um todo na possibilidade de garantir uma restauração florestal do meio urbano. Também são utilizadas as mudas de árvores nativas do viveiro municipal para a recuperação ambiental de áreas públicas degradadas, ou para auxiliar na recuperação voluntária de áreas com deficit florestal os das áreas de preservação permanente (APP). 
A SMAM busca identificar, orientar e auxiliar aos proprietários de áreas urbanas e rurais com potencial para a conservação ambiental a constituírem um percentual de suas propriedades em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), modalidade de Unidade de Conservação da Natureza, a fim de garantir a criação de corredores ecológicos, conectando a paisagem e formando mosaico de áreas protegidas, sendo estas públicas e privadas. 
Para garantir um melhor gerenciamento dos ambientes naturais, com auxílio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria realiza um diagnóstico das áreas com potencial para a conservação de ambientes e de relevante interesse ecológico e paisagístico para a elaboração e implementação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em Passo Fundo/RS. O objetivo principal dar importância e destino seguro e adequado aos remanescentes florestais, mantendo a proteção ambiental e oportunizando os serviços ecossistêmicos dessas áreas para toda a sociedade local e regional.

Atividades da Semana do Meio Ambiente
Com o intuito de abordar o trabalho do Município e levar adiante o debate sobre a preservação dos ecossistemas, na Semana do Meio Ambiente, uma série de atividades serão realizadas, engajando toda a sociedade a refletir e a transformar as suas ações.
Descarte adequado de resíduos sólidos
No ecoponto municipal, haverá a troca de resíduos recicláveis por uma muda de árvore nativa. Como forma de estimular o destino adequado e a contribuição às cooperativas de reciclagem, serão distribuídas mudas de quaresmeira, ipê roxo e amarelo, guabiju, dentre outras.
Ainda, haverá o fornecimento de adesivos para que a comunidade possa identificar em casa as lixeiras de descarte de recicláveis e orgânicos, com a disponibilização de um material gráfico com informações sobre a importância de os resíduos terem um destino adequado.
Buscando ampliar o número de locais para descarte correto na cidade, a Prefeitura também irá inaugurar um novo ecoponto para descarte de recicláveis. A estrutura será implementada no Paço Municipal e poderá ser utilizada pela população.
Limpeza do Rio Passo Fundo
Durante a Semana do Meio Ambiente, a limpeza do Rio Passo Fundo será intensificada nas margens do rio atrás da Prefeitura até a ponte da Avenida Sete de Setembro. Conforme a secretária, a ação é realizada no ano todo e o reforço terá como objetivo alertar a população sobre os prejuízos causados ao recurso natural pelo descarte irregular”.
De 2015 até o momento, foram retiradas do Rio Passo Fundo mais de 1,3 mil toneladas de lixo, a partir das barreiras de contenção, caixas e limpeza interna.

Educação
A semana também será marcada por eventos virtuais de cunho educativo, com reflexões sobre as ações voltadas à preservação ambiental. A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolverão diversas atividades para fomentar as discussões sobre esse importante assunto.
- 07/06 - Recreativo sobre o Meio Ambiente.
10h - Link da Transmissão: https://youtu.be/fcgOxHgZFpM
15h30 - Link da Transmissão: https://youtu.be/8NLvqfnfXGQ
- 08/06 - Palestra para o Ensino Fundamental sobre o Meio Ambiente. Palestrante Franciele Dias Anzolim.
08h30 - Link da transmissão: https://youtu.be/-qMNRFZLSuI
14h - Link da Transmissão: https://youtu.be/FtZWSBFxPYE
- 09/06 – Palestra para os professores com o geógrafo Glauco Roberto Marins Polita.
16h - Link da Transmissão: https://youtu.be/mkcUSa-yytM
- 10/06 – Quiz com alunos sobre o meio ambiente.
- 11/06 – Palestra com a bióloga Silviani Poma: O meio ambiente é a chave!
09h - Link da Transmissão: https://youtu.be/ppMtlO4por8
14h - Link da Transmissão: https://youtu.be/Q_HshEFP5mo

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de junho de 2021.