Ampara: 100 animais já foram transferidos para ONG

O espaço está organizado e oferece lugar para todos

A Associação Municipal de Proteção aos Animais em Risco ou Abandonados (Ampara) continua recebendo os animais que eram abrigados pelo Capa em sua sede, no distrito de Bela Vista. Até o momento, foram transferidos 100 animais. Outros 200 deverão ser acolhidos pela entidade, que foi a vencedora do chamamento público realizado pela Prefeitura de Passo Fundo para abrigamento de animais.

Quando se habilitou ao processo, a ONG já cuidava de 250 animais, que são mantidos com investimentos próprios. “O edital previa que a entidade vencedora deveria ter vaga para 350 animais, além dos que já estavam abrigados. O espaço está organizado e oferece lugar para todos”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi. A transferência dos animais está acontecendo aos poucos para garantir a melhor adaptação.

Mediante auxílio financeiro do termo de colaboração a Ampara deve: abrigar, amparar, proteger e alimentar animais de pequeno porte (cães e gatos) abandonados ou em situação de rua; realizar controle de natalidade, atendimento veterinário, campanhas de adoção, conscientização e viabilização; e manutenção da estrutura física já existente. Ainda, haverá a necessidade de comprovação mensal das atividades.

Ao município cabe repassar os recursos, coordenar, fiscalizar, acompanhar e avaliar execução dos serviços prestados. Além disso, examinar e aprovar o plano de trabalho e a prestação de contas. A vigência do termo de colaboração é de 12 meses. Destaca-se ainda que as despesas excedentes ao valor repassado pelo município deverão ser arcadas pela associação.

Histórico
O município possuía convênio para a mesma atividade com a ONG Capa. Em decorrência da nova legislação federal vigente, o município regulou a atividade, que a partir de agora prevê a necessidade de chamamento público, e não a simples renovação de convênio.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 23 de janeiro de 2018.