A prensa foi adquirida com recursos do Fundo do Meio Ambiente

A formalização de contrato entre o município e a Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela) já trouxe muitos benefícios: além da contribuição direta com a área do meio ambiente, com cerca de 50 toneladas de lixo reaproveitadas mensalmente, há a geração de emprego e renda para 35 pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Passo Fundo adquiriu uma prensa enfardadeira para melhorar as condições e capacidade da reciclagem na Central de Triagem e Transbordo do município.
A prensa foi adquirida com recursos do Fundo do Meio Ambiente, que é o fundo para onde são destinados os valores das multas ambientais e taxas de licenciamento ambiental. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente. Incentivar a reciclagem é também meta do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Cada um fazendo a sua parte
Todo o lixo recolhido em Passo Fundo é levado até a Central de Triagem e Transbordo. Chegando lá, o material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para a separação; o restante vai para a esteira e as sacolas ou sacos de lixo são abertos para o material reciclável ser separado pelos cooperados.
Justamente por essa logística, é fundamental que as famílias façam a separação do lixo seco e orgânico em suas casas, como explica o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi. “A separação dos resíduos nas residências facilita o trabalho de reciclagem realizado por todas as cooperativas, em especial a Recibela, por isso a importância da separação em resíduo orgânico e seco independente se possuir coleta seletiva no bairro”, destacou.
(Foto: Divulgação)