Iniciativa ainda conta com envolvimento dos cursos de Medicina e Psicologia

Um projeto de extensão universitária que une o acolhimento de cavalos maltratados resgatados das ruas e desenvolve um trabalho de melhoria de competências, habilidades e aprendizagem nas escolas públicas. Este é o propósito do projeto Cavalo Amigo, uma parceria entre Prefeitura de Passo Fundo e Faculdade Meridional (IMED).
O primeiro passo foi dado com a doação de dois equinos para a instituição. Os animais que estavam em posse da Secretaria de Meio Ambiente foram adotados pela instituição de ensino, que contará com os cuidados de alunos e profissionais do curso de Medicina Veterinária, da Escola de Ciências Agrárias da IMED. O coordenador do curso é o médico veterinário Deniz Anziliero.
A iniciativa ainda conta com envolvimento dos cursos de Medicina e Psicologia. A ideia é, após a total recuperação dos cavalos, inseri-los em uma escola municipal de ensino fundamental para desenvolver o projeto-piloto, que prevê instigar competências e habilidades pessoais que contribuam com as deficiências e aspectos ligados ao aprendizado e comportamento dos alunos.
A coordenadora de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Secorun vê a iniciativa como uma forma de trazer benefícios para as crianças e para os animais. “A recuperação física e emocional desses animais é gratificante, além disso, a utilização deles em práticas educativas que trarão benefícios às crianças através do convívio é uma atitude louvável”, disse ela.
A previsão é que o projeto seja desenvolvido nos próximos anos, com data de início programada para 2018. Neste ano, o objetivo é desenvolver as estratégias de atuação, além da recuperação dos animais. O projeto Cavalo Amigo ainda tem em sua diretriz princípios como: desenvolver a cidadania e promover campanhas educativas a respeito do bem-estar animal e controle populacional de animais entre comunidades carentes do município.
(Foto: Divulgação/PMPF)