Ministério do Meio Ambiente avalia áreas em Passo Fundo
Uma equipe do Ministério do Meio Ambiente chega nesta quarta-feira à Passo Fundo, para inspecionar no mínimo 18 áreas, que poderão integrar alguma categoria de patrimônio ambiental nacional. A vinda é organizada pela secretaria municipal do Meio Ambiente, que vai mostrar áreas públicas e particulares, durante os três dias da visita.
Segundo o secretário Clóvis Alves, o objetivo é dotar o município de mais áreas preservadas, visando garantir a qualidade de vida também para futuras gerações. Isso porque ao serem tombadas pelo patrimônio, as áreas se tornam perpétuas e a decisão é irreversível. Todos esses locais a serem visitados tem potencial para isso, acredita o secretário.
A área preservada garante acesso ao proprietário a inúmeros projetos do governo federal, inclusive o recebimento de verba para projetos como turismo ecológico, cursos e a isenção de impostos, entre outros. Nessa visita, os proprietários e os próprios integrantes da secretaria vão saber como viabilizar os projetos. A equipe do Núcleo Mata Atlântica é liderada pelo doutor em ecologia, Eduardo Velles. Passo Fundo atualmente tem duas áreas preservadas, a Reserva Maragato e a unidade do Instituto Menino Deus.