Representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Passo Fundo, realizaram visita técnica ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba/PR. Glauco Polita,. coordenador de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da SMAM e Gilberto Chura, e técnico Ambiental da SMAM foram conhecer iniciativas que ajudam na preservação ecológica dos municípios.
Representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Passo Fundo, realizaram visita técnica ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba/PR. Glauco Polita,. coordenador de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da SMAM e Gilberto Chura, e técnico Ambiental da SMAM foram conhecer iniciativas que ajudam na preservação ecológica dos municípios.A viagem teve como objetivo, conhecer o processo de certificação da criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipais (RPPNM), sendo estas unidades de conservação, de domínio privado, que se propõe a conservar a diversidade biológica e gravadas com perpetuidade pelo proprietário. Igualmente, foram buscar informações referente a leis de incentivo à criação dessas áreas protegidas.
Conforme o secretário Clóvis Alves, “a visita fez-se necessária tendo em vista o município de Passo Fundo ter aprovado recentemente a lei que permite por parte do proprietário, constituir essa categoria de unidade de conservação no território do Município.” Conforme ele, já se encontram SMAM/PF duas solicitações para vistoria em áreas privadas para a criação das primeiras RPPNs de Passo Fundo.
De acordo, ainda, com os representantes da secretaria que estiveram no Paraná, a visita serviu também para eles buscarem maiores subsídios para a proposição de leis de incentivo aos proprietários que queiram aderir ao programa de Conservação da Diversidade Biológica através de áreas protegidas em Passo Fundo.
Durante encontro no Instituto Ambiental do Paraná , foi feito contato com o técnico ambiental Wilson Loureiro, idealizador do ICMS Ecológico o qual comprometeu-se em visitar o RS, em data a ser agendada para passar maiores informações aos legisladores e gestores públicos estaduais para a regulamentação da lei, que já existe no Estado.