Coleta seletiva ganha reforço em Passo Fundo

A partir desta terça-feira um novo caminhão para coleta seletiva de lixo começa a circular em Passo Fundo. O veículo, doado à Prefeitura pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, vai favorecer o atendimento de todos os bairros da cidade com a coleta de lixo reciclável. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, 3 garis foram contratados especialmente para este trabalho e a estimativa é que o caminhão recolha cerca de 3 toneladas de lixo reciclável por dia. Outro caminhão da empresa que faz o recolhimento do lixo na cidade já trabalha em alguns bairros. “Com este veículo conseguiremos atender com mais qualidade a todos os bairros da cidade. Agora precisamos contar com a conscientização da população sobre a importância de separar o lixo”, afirmou o secretário.

As 8h30 desta terça será realizado um ato, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, para oficializar o recebimento do veículo e o início da coleta. Do paço municipal o caminhão segue em direção ao Bairro Vera Cruz, passando pelo Leonardo Ilha, até o Jaboticabal. Conforme Alves, a coleta seletiva deverá ser feita com o mesmo cronograma da coleta normal de lixo, de forma a não confundir os moradores e não causar transtornos para a população que já está acostumada com os dias e horários já praticados. “ Nosso pessoal está preparado e saberá identificar o lixo reciclável para fazer a coleta”, garante o secretário.

Somando-se ao que já é coletado hoje pela empresa que atua na cidade, cerca de 4,5 toneladas de lixo reciclável poderão ser destinadas diariamente para as instituições já cadastradas junto a secretaria do Meio Ambiente. Neste primeiro momento o lixo reciclável vai para as cooperativas organizadas do Lar Emiliano Lopes, Comitê da Cidadania, Projeto Transformação e Cootraempo. Com a ampliação da coleta, o secretário afirma que será possível ampliar a cooperativas cadastradas.

Para incentivar a população a separar o lixo, a secretaria já prepara um campanha educativa. “Queremos contar com o apoio e a participação de escolas, igrejas, associações de bairro e a comunidade em geral para que todos entendam a importância da separação do lixo para a preservação da natureza e do meio em que vivemos”, disse Alves. A secretaria deverá distribuir ainda material informativo com os dias e locais de coleta.

O que deve ir para a coleta seletiva:
Papel: Jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, aparas de papel, papel- toalha, cartolina, embalagens de ovo, fotocópia, envelopes e caixas em geral.
Plástico: Copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, sacos de leite, frascos de shampoo e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC.
Vidro: Copos, garrafas, potes, frascos e cacos.
Metal: Chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre.
*Latas e garrafas PET devem ser amassadas e os papelões dobrados. Todos devem estar limpos e secos.

O que não deve ir para a coleta seletiva:
Papel: Etiquetas adesivas, papel carbono e de estêncil, papel plastificado, fita crepe,  papel de fax, papel metalizado, papéis sujos de alimentos e guardanapos.
Plástico: Tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito, náilon e poliéster.
Vidro: Espelho, lâmina, pirex, porcelana, cerâmica e tubos de TV
Metal: Clips, esponjas de aço e grampos.

Atualizado em 9 de fevereiro de 2009.