Assistência Social da Prefeitura presta atendimento à população atingida pelas chuvas no município

Cadastro por zoneamento tem como objetivo garantir um atendimento mais assertivo de acordo com as necessidades de cada pessoa

Desde a segunda-feira (6), os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura estão cadastrando as pessoas que foram atingidas pelas chuvas em Passo Fundo, para prestar um atendimento mais assertivo de acordo com cada necessidade.

Conforme o secretário de Cidadania e Assistência Social, Rafael Bortoluzzi, desde o início das fortes precipitações de chuva, os quatro CRAS do município têm sido fundamentais para que o auxílio do poder público chegue nas pessoas atingidas o mais rápido possível. “No primeiro momento, as equipes do CRAS junto com as coordenações da Secretaria, foram a campo fazer busca ativa das pessoas, das famílias que foram atingidas, oferecendo abrigo para quem necessitasse, vendo as necessidades, se a casa alagou, se precisam de roupas ou alimentos”, observou o secretário.

Bortoluzzi pontua que agora as famílias devidamente orientadas estão procurando o seu CRAS para receber um atendimento mais técnico, em que as equipes fazem todos os encaminhamentos necessários para aquela família voltar a ter uma vida mais digna e mais segura. “Nós estamos recebendo doações através de uma campanha municipal, em parceria com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, em que estamos arrecadando donativos de Passo Fundo e também da região, e estamos entregando para a Defesa Civil, que vai fazer a destinação correta aos municípios mais atingidos. Provavelmente o município, como foi afetado também, vai acabar recebendo algum tipo de auxílio para ajudar as famílias passo-fundenses”, explicou.

De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa civil, Fernando Carlos Bicca, foram cerca de 40 famílias que tiveram de deixar as casas. A grande maioria optou por permanecer em casa de parentes .”Três pessoas foram alojadas em abrigos fornecidos pela Prefeitura durante as precipitações, mas já retornaram para suas residências. Estas pessoas enfrentam prejuízos materiais orientamos as pessoas procurarem o CRAS do seu zoneamento e lá receberão apoio e material que dispomos neste momento”, aponta o coordenador.

Entre os pontos que foram mais afetados no município estão os bairros Entre Rios, as ocupações Floresta, Vista Alegre, Bela Vista, Zachia e Pinheirinho Toledo. O coordenador afirma que o Plano de Contingência contribuiu para que as ações fossem realizadas de forma coordenada e assertiva. “Nossos voluntários da Defesa Civil e da Prefeitura sabiam exatamente o que fazer e quais seriam suas funções no momento certo e assim pudemos socorrer as pessoas. Tivemos mais de 80 ocorrências registradas e centenas de pessoas atendidas, e conseguimos prestar um atendimento ágil”, define Bicca.

O CTG Lalau Mirando seguirá durante esta semana sendo ponto de arrecadação da Prefeitura e Defesa Civil Municipal, com recebimento de itens das 9h às 17h. Os bens arrecadados serão distribuídos para toda a população afetada, tanto de Passo Fundo quanto para o restante do Estado.