Secretaria de Cidadania e Assistência Social

Cadastro Único

A Secretaria de Assistência Social realiza o cadastramento de famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.


Etapas para realização do Serviço

  1. Como se cadastrar: O atendimento a inscrição é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), conforme região de moradia (veja em contatos os endereços).
    • As informações deverão ser prestadas pelo Responsável pela Unidade Familiar (RF), que deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher e se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador, bem como apresentar a documentação relacionada abaixo.
  2. Quem tem direito:
    • Famílias em situação de extrema pobreza;
    • Famílias em situação de pobreza;
    • Famílias em regra de emancipação.
    • Podem receber o auxílio as famílias em situação de pobreza, cuja renda familiar per capita mensal fique entre R$ 105,01 e R$ 210; e em situação de extrema pobreza, com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 105.

Documentos Necessários

  1. Para o Responsável Familiar, devem ser apresentados, ao menos, o CPF ou o Título de Eleitor.
  2. Para os demais membros do grupo familiar, é necessário apresentar, no mínimo, um dos documentos abaixo:
    • Documento de identificação (RG) ou,
    • CPF ou,
    • Título de Eleitor ou,
    • Carteira de Trabalho ou,
    • Certidão de Nascimento ou Casamento.